PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Cambeses “faz história com um centro de acolhimento de todos, para todos” [FOTOS]

9 Março, 2025 - 12:02

1716

0

É a “maior obra social de sempre” realizada nesta localidade.

“Hoje, em Cambeses, fazemos história”. Assim começou a Presidente de Junta daquela freguesia de Monção, Catarina Lourenço, que este sábado inaugurou o novo Centro de Alojamento Urgente e Temporário de Cambeses.

 

É a “maior obra social de sempre” realizada naquela localidade, a cargo da Junta de Freguesia local.

 

Recebeu o nome de Maria da Graça Silva, em homenagem a uma jovem da freguesia já falecida.

 

Entre outras individualidades, marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira; a deputada na Assembleia da República pelo PS eleita por Viana do Castelo, Marina Gonçalves; e o Padre João Pedro, pároco da freguesia.

 

 

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

“Quis o destino que no Dia Internacional da Mulher inaugurássemos o centro de acolhimento urgente e temporário de Cambeses Maria da Graça Silva uma valência social, que repõe, recentra e corrige uma divida moral e realiza o sonho de uma mulher”, prosseguiu Catarina Lourenço.

 

A Presidente de Junta seguiu com um rasgado elogio a Marina Gonçalves.

 

“A V. Exa. Devemos este projeto e a sua concretização. Enquanto ministra da habitação honrou-nos com um trabalho de excelência e dedicação. Acreditou, confiou e aprovou o financiamento necessário para o sonho ser realidade”, sublinhou.

 

 

 

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

Ao Município, Catarina Lourenço também carregou no obrigado. Os partidos são diferentes, mas a autarca congratulou-se pela inexistência de barreiras nesta área.

 

“Muito obrigado de coração. Este foi o projeto que nos uniu desde a primeira hora e com o qual se comprometeu independentemente das nossas opções políticas. Foi bonito sentir o apoio do município, e a sensibilidade de V. Exa ao projeto e a causa. Estamos gratos”, disse Catarina Lourenço de olhos postos em João Oliveira.

 

 

 

[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

A concluir, a Presidente da Junta mostrou que o nome que aquele centro recebeu acaba por adaptar-se na perfeição.

 

“A casa da Graça, como todos a conhecíamos, não deixará de o ser. Perpetuará no tempo, com a sua graça. Um centro de acolhimento temporário de todos e para todos, onde mesmo em vulnerabilidade é possível renascer e renovar a esperança”.

 

A cerimónia foi abrilhantada pelo Grupo de Bombos “Toca a Bombar” e pelo Grupo Coral Divino Salvador de Cambeses.

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

O projeto, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia e inserido na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT) do IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P), tem como objectivo “proporcionar respostas temporárias, de emergência ou de transição, a grupos populacionais mais vulneráveis”, de acordo com a Junta.

 

Recorde-se que este foi o primeiro projeto aprovado no concelho de Monção no âmbito do programa Recuperar Portugal inserido na BNAUT, num investimento global de aproximadamente 140 mil euros comparticipados pelo PRR pelo IRHU, Junta de Freguesia de Cambeses e Municipio de Monção.

 

“Trata-se de um projeto de reconstrução de moradia para pessoas mais carenciadas e com necessidades urgentes e temporárias de habitação que, sem prejuízo de posteriores processos de autonomização, atingem diversos públicos vulneráveis, incluindo pessoas em situação de: sem-abrigo, imigrantes, agregados familiares nómadas, vítimas de violência doméstica, vítimas de tráfico de seres humanos, pessoas em processo de desinstitucionalização, famílias afetadas por eventos inesperados ou imprevisíveis (catástrofes naturais, incêndios e pandemias)”, explicou a Junta de Freguesia à Rádio Vale do Minho.

 

 

 

[crédito fotografias capa: cedidas à Rádio Vale do Minho]

Últimas