PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

4

1

Monção

Monção: Eis o novo mural da Praça dos Milagres – Veja as FOTOS

26 Novembro, 2021 - 10:29

2231

2

Obra incluída no Caminho Minhoto Ribeiro para Santiago de Compostela.

Ainda não está totalmente concluído e já encanta quem por lá passa. O novo mural da Praça dos Milagres, na freguesia de Cambeses, em Monção, começa a assumir-se como uma peça única de arte decorativa em todo o concelho.

 

A obra é assinada pelos artistas monçanenses Tó Lira e Pedro Cruz. Começou a ser elaborada no Verão passado. São 100 metros quadrados, todos em trecandís. Uma espécie de mosaico com pedaços irregulares de cerâmica ou outros materiais de fácil fragmentação.

 

No resultado final, podem agora contemplar-se vários motivos que identificam a freguesia. 

 

A Junta de Freguesia, presidida por Catarina Lourenço, acredita que esta obra será um ponto de atração turística. Até porque, realça, “está incluída no percurso do Caminho Minhoto Ribeiro” de Santiago de Compostela. 

 

“É um projeto muito bonito a nossa comunidade identifica-se com as imagens representativas, fazem parte da nossa cultura da nossa historia e elas simbolizam a nossa gente. Vemo-nos representados neste símbolos, e queremos muito dizer ao mundo e em especial a quem nos visita que nos orgulhamos do que somos e do que estamos a fazer”, disse Catarina Lourenço.

 

“Este é um mural com identidade, que nos representa e  que transmite a quem nos visita uma energia especial, a música , o nossa religiosidade, as lendas e mitos, o nosso vinho, as coletividades, e as nossas paisagens estão aqui representadas”, acrescentou a autarca socialista.

 

Os desenhos são da autoria de Pedro Cruz, “e foram inspirados na obra História e Identidade de um Povo, de Ernesto Português”. Foram depois trabalhados pelo artista Tó Lira.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: JF Cambeses]:

 

Últimas