A Festa da Rosca e do Papudo de Cambeses, Monção, vai ser alvo de “transformação” nos próximos anos.
O anúncio foi feito este sábado pela Presidente da Junta daquela freguesia, durante a cerimónia de abertura de mais uma edição deste certame.
Catarina Lourenço começou por recordar o maior e mais almejado título conquistado por este doce típico do concelho, em 2019.
“A vitória no concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal, em 2019, foi o expoente máximo e o reconhecimento de mérito pelo trabalho e dedicação de rosqueiras e confeiteiras do nosso concelho a quem devemos a arte de bem fazer e a resiliência de nunca desistir”, disse.
[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
Ato contínuo, Catarina Lourenço anunciou que a Junta de Freguesia de Cambeses está a preparar “um projeto de transformação da Festa da Rosca e do Papudo para os próximos anos”.
“No âmbito das candidaturas ao Portugal 2030 decidimos dar mais um passo de gigante na estratégia e no desenvolvimento desta festa. Um projeto que a tornará mais eclética, mais sustentável e a consolidará como um dos maiores certames de doçaria tradicional do nosso país”, adiantou.
“Um esforço que deverá ser coletivo e onde todas as instituições e empresas serão convidadas a participar num espírito de partilha e de cooperação que transformará esta festa no festival mais doce de Portugal”.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Já no próximo ano, a Junta de Freguesia de Cambeses vai implementar o programa Start Up Rosqueira.
O objetivo, explicou Catarina Lourenço, passa por “desenvolver um conjunto de incentivos às nossas rosqueiras que lhes permitirão aportar valor a sua participação”.
“É com este espírito de missão que juntos construímos uma freguesia muito especial. Tal como no passado recente acreditamos que era possível renovar esta praça, hoje tenho a firme convicção que nada é impossível a nossa comunidade quando manda o coração”, concluiu a Presidente da Junta.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Barbosa: “Continuaremos a trabalhar por um dos ex-libris de Monção”
O Presidente da Câmara, António Barbosa, marcou presença na abertura deste evento. Mostrou-se muito satisfeito com o que viu e com a vontade da Junta em fazer mais e melhor.
“Desde 2019 que as Roscas de Monção são uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Uma conquista fantástica e que tem aqui na freguesia de Cambeses, há muitos anos, uma tradição que é tão nossa”, recordou o autarca com orgulho à Rádio Vale do Minho.
[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
“Neste espaço fantasticamente recuperado, que é a Praça dos Milagres, continuamos a perpetuar as nossas tradições dando nota aos nossos antepassados, afirmando que não nos esquecemos daquilo que fizeram por nós. Continuaremos a trabalhar para que este doce se mantenha como um dos ex-libres de Monção”, assegurou Barbosa.
Veja ainda estas fotos [Rádio Vale do Minho]
O que ainda pode ver e ouvir
Quanto ao programa, ainda este sábado, pelas 21h00, sobem ao palco Pedro Cachadinha e Deolinda Passos.
No dia seguinte, a manhã vai ser preenchida com workshops, teatro e grupos de bombos.
Durante a tarde, pelas 16h30, atua o Rancho Folclórico de Pinheiros. Às 17h30 chega a vez do grupo Des’ fado.
Uma hora depois, sobe ao palco o grupo Os Teimosos.
Para as 19h30, está previsto um convívio de encerramento abrilhantado com concertinas e cantares ao desafio.
A Festa da Rosca e do Papudo é organizada pela Junta de Freguesia de Cambeses. Conta com o apoio do Município de Monção.
[Fonte: JF Cambeses]
Comentários: 0
0
0