PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Câmara faz balanço positivo da inauguração do Museu do Alvarinho

9 Março, 2015 - 16:20

144

0

Presidente da Câmara orgulha-se de ‘mais um lugar visitável na nossa comunidade’.

A Câmara de Monção fez esta segunda-feira um balanço positivo da inauguração do Museu do Alvarinho. O evento, recorde-se, realizou-se no passado dia 28 de Fevereiro e contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura. “Correu bem e está bonito. É mais um lugar visitável na nossa comunidade e as comunidades do Portugal profundo precisam de lugares visitáveis. Lugares que as pessoas procurem no sentido de dar movimento à nossa comunidade. É uma mais valia para a hotelaria, para a restauração e para o pequeno comércio”, disse o presidente da Câmara, durante a reunião do Executivo Municipal.
A inauguração do novo espaço ficou, no entanto, marcada por uma manifestação de várias dezenas de produtores contra o alargamento da designação Vinho Verde Alvarinho a toda a Região dos Vinhos Verdes. “Aquilo que podia ter sido um momento de festa total, foi entristecido por uma manifestação. Mas as manifestações acontecem. São fruto da democracia e nós, como democratas, temos de compreender. A GNR foi inexcedível no que toca ao controlo da situação”, realçou Augusto Domingues.
Do lado do PSD, a vereação ‘laranja’ elogiou também o novo espaço mas com alguns reparos. “Há coisas ainda a melhorar e que podem ser evidenciadas, as quais têm muito a ver com esta diferenciação e porque é que o Alvarinho em Monção é diferente do Alvarinho noutros lados. Esta diferenciação do território deve estar ali bem marcada”, defendeu o vereador João Garrido.
Com o nome registado, o Museu do Alvarinho assume-se como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.
Para breve, referiu o presidente da Câmara, estão agendadas mais inaugurações. Os trabalhos a decorrer na Torre de Menagem da Lapela deverão estar concluídos no final deste mês. É um imóvel classificado como monumento nacional desde 1910.
O renovado recinto da U.D. “Os Raianos” também tem inaguração prevista nas próximas semanas. A autarquia está a aplicar o relvado sintético naquele espaço. O investimento rondará os 180 mil euros. Este é o terceiro relvado sintético do concelho.

Últimas