PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Câmara aprova voto de louvor à Banda Musical – Políticos rendidos ao talento

25 Julho, 2016 - 19:16

143

0

A Rádio Vale do Minho falou com Sara Gil, flautista da banda. ‘Inicialmente fiquei sem reação , depois olhei à minha volta e apercebi-me que estava toda a gente eufórica’, recordou.

A Câmara de Monção aprovou por unanimidade esta segunda-feira, em reunião do Executivo Municipal, um voto de louvor à Banda Musical de Monção pela conquista do terceiro lugar na 130ª edição do Certamen Internacional de Bandas de Música “Ciudad de Valencia” 2016, um dos mais prestigiados e respeitados a nível mundial. “Nunca vi atuação igual da nossa banda. Deram um espetáculo memorável. Tanto assim foi que até fiquei impressionado, no bom sentido”, disse o presidente da Câmara, Augusto Domingues (PS).
Das restantes forças partidárias também não faltaram elogios à Banda. “Em todos os locais onde nos tem representado [a Banda Musical de Monção] tem elevado o nome de Monção, apresentando-se como uma banda filarmónica de alto nível”, leu José Luís Alves, agora como vereador efetivo do CDS-PP, que tinha preparado já um voto de louvor por parte do partido. “De realçar a importante componente pedagógica que esta banda oferece ao concelho pela existência da sua escola de música”, sublinhou o autarca centrista.
Por parte do PSD, o vereador João Garrido mostrou-se muito satisfeito visto que a Banda Musical de Monção “já é uma coletividade que nos vem habituando a excelentes resultados”. O autarca social-democrata considerou ainda que o feito conseguido em Valencia “deve servir de exemplo a todas as outras. As coletividades têm como objetivo elevar bem alto o nome de Monção nos eventos em que participam”.

Sara Gil: A flautista que ficou “sem reação”

Sara Gil está na Banda Musical de Monção há 12 anos. Toca flauta. Onde quer que esteja posicionada, esta jovem de cabelos loiros é sempre fácil de encontrar. Ora pelos cabelos loiros, ora pelo brilho metalizado de um instrumento impecavelmente tratado que a acompanha desde criança. Como qualquer músico, a Sara toca por gosto. Não espera prémios. Basta-lhe a boa experiência e nada paga o convívio com os amigos. Mas naquela noite aconteceu o impensável. “Inicialmente fiquei sem reação , depois olhei à minha volta e apercebi-me que estava toda a gente eufórica… Foi um momento magico”, contou a jovem flautista à Rádio Vale do Minho. “O nosso objectivo era simplesmente participar e dar o nosso melhor. Nunca pensamos em subir ao pódio”, disse.
“Já participámos noutros concursos internacionais, mas não com a dimensão e prestígio deste”, apontou Sara Gil, que faz parte da direção da banda. “Foi a primeira vez que vencemos no estrangeiro. Mas há 10 anos ganhámos o primeiro prémio num concurso nacional”, recordou.
De ‘bronze’ ao peito, Sara Gil mostra-se orgulhosa pelo seu trabalho e por todo o esforço do coletivo. O reconhecimento de Valencia, diz a jovem, é mais um forte alento para “a Banda Musical de Monção melhorar ainda mais. É um dos objetivos não só da instituição como também de cada um que a compõe”. “O nível e profissionalismo que alcançámos é fruto de muito trabalho e dedicação. Queremos ser dos melhores e para isso é necessário continuar a trabalhar”, concluiu.

Uma página histórica em dois séculos de vida

O concurso, que decorreu no Palau de la Musica, realizou-se este fim-de-semana com a presença de bandas de diversos países europeus, Japão e Puerto Rico.
A Banda Musical de Monção participou na segunda secção, destinada a bandas com oitenta elementos, tendo a competição sido ganha pela banda belga Koninklijke Harmonie Van Peer, seguida da Sociedad Musical Unión de Pescadores, de Valencia, Espanha.
Depois do primeiro lugar no Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas, em Aveiro, há precisamente dez anos, a Banda Musical de Monção volta a conquistar um grande prémio no mundo da música com esta extraordinária atuação na cidade de Valencia.
Esta conquista, seguramente a mais relevante em dois séculos de existência, é um momento histórico para a banda monçanense que vem reconhecer a grande qualidade e versatilidade musical dos seus elementos, desde os mais velhos aos mais jovens, liderados pelo maestro José Vicente Simeó Mañez.

O momento histórico ficou gravado em vídeo. Veja AQUI [copie o link para a barra de endereços]:
https://www.facebook.com/Banda-Musical-de-Mon%C3%A7%C3%A3o-136912429761/

Últimas