PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Câmara acredita que Minho Park será um êxito para a região

13 Janeiro, 2015 - 14:05

191

0

Autarquia está confiante na conclusão até final do ano. Investimento compreeende uma área total superior a 56 hectares de terreno.

A Câmara de Monção está confiante de que o Minho Park estará concluído até ao final do ano. O investimento, que compreeende uma área total superior a 56 hectares de terreno, é participado pela Associação Industrial do Minho (90%) e pela Câmara monçanense (10%). Estão previstos 81 lotes para unidades empresariais (54 empresas, 16 serviços e 11 armazéns) e 889 lugares de estacionamento. “Depois de concluída a obra vamos avançar com uma campanha de promoção no sentido de se instalarem aqui as empresas. Estamos com muita esperança que seja um sucesso”, disse o edil Augusto Domingues aos jornalistas, esta terça-feira, numa visita a vários investimentos em desenvolvimento no concelho. “E esse sucesso passará por dar emprego às pessoas desta comunidade e também às comunidades vizinhas”, sublinhou o autarca. O investimento total previsto ronda os 25 milhões de euros e, para já, os números estão a corresponder às expectativas. “Pelas contas que nos têm apresentado nas reuniões, têm sido até conseguidas algumas poupanças”, realçou a vice-presidente da autarquia, Conceição Soares. Um dos objetivos deste projeto é a interação entre a ciência, as instituições públicas e a iniciativa privada, possibilitando a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial.
Outro dos locais visitados foi o futuro Museu do Alvarinho, na Casa do Curro. Com os trabalhos em fase de conclusão, pretende assumir-se como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado. “A obra está a decorrer. Já se fizeram trabalhos de recuperação de parte do soalho e instalação de novo soalho nos locais onde era necessário. Já foi também colocado algum mobiliário”. A intervenção, objeto de uma candidatura aprovada no programa PRODER, ação conservação e valorização do património rural, beneficia de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros. Tem inauguração prevista para o próximo mês de Abril.
A Torre de Menagem da Lapela está também na lista destes investimentos da autarquia de Monção. É um imóvel classificado como monumento nacional desde 1910. “Isto era um projecto muito ambicionado pelo executivo e só à quarta candidatura é que foi aprovado. A recuperação desta torre é muito importante visto que oferece uma paisagem belíssima. É um sítio que as pessoas querem visitar e que não tinha condições de segurança”, explicou Conceição Soares. Os trabalhos deverão estar concluídos no final do próximo mês de Março.
A primeira parte da visita terminou com uma ida ao recinto da U.D. “Os Raianos”, onde a autarquia irá aplicar relvado sintético. O investimento rondará os 180 mil euros. Este é o terceiro relvado sintético do concelho. Deverá estar operacional na próxima época desportiva.
A Câmara de Monção marcou novo encontro com a comunicação social para a próxima sexta-feira, no sentido de continuar esta visita. Na lista figuram ainda o Centro Cultural de Tangil e o Centro de Noite de Badim. O ponto de encontro com os jornalistas será na Casa do Curro às 10h00.

Últimas