PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Calamidade preventiva «congela» fogo de Nª Srª das Dores

19 Agosto, 2017 - 04:53

136

0

«Medida estende-se a quase todo o Vale do Minho.

A sessão de fogo de artifício da Festa em Honra da Virgem das Dores, prevista para este sábado no centro histórico de Monção, foi cancelada devido ao concelho estar abrangido pelo estado de calamidade preventiva anunciado pelo Governo. A medida foi tomada devido ao aumento das temperaturas, baixa da humidade e manutenção do vento previstas para os próximos dias. Entrou em vigor às 14h00 desta sexta-feira e vai prolongar-se até às 24h00 da próxima segunda-feira. No Vale do Minho, para além de Monção, os concelhos abrangidos são Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, e Valença.
Entre outras suspensões e proibições, lê-se no despacho do Governo, está a “proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão”. Ficam também suspensas “todas as autorizações de lançamento de fogos-de-artifício que possam ter sido emitidas, nos referidos concelhos e enquanto vigorar o estado de calamidade”.
Até às 24h00 de segunda-feira está também totalmente proibida “a utilização em todos os espaços rurais de máquinas de combustão interna ou externa, onde se incluem todo o tipo de tratores e máquinas agrícolas ou florestais, bem como realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores”.
Tanto as forças armadas como a GNR aumentarão os meios de prevenção nos próximos dias. “As Forças Armadas aumentarão, de 40 para 140 equipas de vigilância e haverá dois meios aéreos de vigilância no período nocturno”, disse o primeiro-ministro. Também a PSP e o Ministério da Agricultura colaborarão, disponibilizando condutores e meios móveis adaptados ao terreno, respectivamente.
Isto porque, de acordo com os dados de António Costa, “40% dos incêndios têm surgido em vários dias durante o período nocturno” e esta mobilização dos aviões da Força Aérea permitirá uma “detecção precoce de focos de calor” e também de “movimentações suspeitas”. Esta maior prevenção, garantiu, premitirá uma “actuação mais pronta na prevenção da criminalidade associada a este tipo de incêndios”. No total nacional, são 155 concelhos abrangidos por este estado de calamidade preventiva.
Já sobre a sessão de fogo de artifício prevista para este sábado, a Rádio Vale do Minho apurou que está a ser estudada a hipótese de ser transferida para segunda-feira depois da meia-noite.

Últimas