PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Bombeiro sobe mais de 560 degraus com imagem da mãe no capacete

28 Setembro, 2026 - 15:26

241

0

Escadórios da Humanidade.

O momento não passou despercebido aos muitos que marcaram presença no passado sábado em Braga, para mais uma edição dos Escadórios da Humanidade.

 

Entre os mais de 1.500 bombeiros presentes e prontos a subir os escadórios do Santuário do Bom Jesus do Monte, havia um com um capacete especial: era Ricardo Lourenço que, naquela proteção, mostrava a imagem da mãe, Madalena Lourenço, recentemente falecida.

 

“A Madalena não era apenas a mãe do Ricardo e sogra da Tânia, ambos bombeiros da nossa Associação. Era também alguém que fazia parte da nossa casa e da nossa história”, referem os Bombeiros de Monção em nota divulgada.

 

“Durante o período em que foi responsável pela exploração do bar da nossa Associação, tornou-se uma presença habitual no nosso dia a dia. Afável, próxima, bem-disposta e sempre com uma palavra amiga, conquistou naturalmente o carinho dos bombeiros, dirigentes, colaboradores e de todos aqueles que com ela conviveram”, recorda a corporação.

 

“O Ricardo não levou apenas consigo o equipamento, a força e a determinação necessárias para vencer os Escadórios. Levou a sua mãe consigo.  Degrau após degrau, a imagem da Madalena acompanhou-o numa prova onde a palavra Humanidade ganhou, para todos nós, um significado ainda mais profundo. Há pessoas que partem, mas deixam tanto de si nos outros que encontram sempre uma forma de continuar presentes”, lê-se ainda.

 

Ricardo e Tânia Lourenço subiram um total de 566 degraus e 116 metros de desnível positivo, com todo o equipamento de proteção individual, num peso de cerca de 32 quilos.

 

[crédito fotografias: BV Monção]