PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Barbosa quer prolongar Ecopista para norte do concelho

13 Novembro, 2017 - 12:43

262

0

O presidente da Câmara de Monção revelou que faz intenções de prolongar a Ecopista do Rio Minho para norte do concelho, fazendo-a chegar à fronteira com Melgaço. Uma obra que, […]

O presidente da Câmara de Monção revelou que faz intenções de prolongar a Ecopista do Rio Minho para norte do concelho, fazendo-a chegar à fronteira com Melgaço. Uma obra que, disse António Barbosa, irá requalificar a orla ribeirinha e divulgar os pontos turísticos que cada freguesia do concelho tem para oferecer.

Este anseio do edil monçanense foi manifestado este domingo, no dia em que os municípios de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha festejaram em conjunto, na manhã de ontem, o título de 3ª melhor via verde da europa, atribuída à Ecopista do Rio Minho, no passado dia 28 de setembro, em Limerick, na Irlanda. O troféu, alcançado nos 8th European Greenway Award, percorreu os 46 quilómetros daquele corredor ecológico colado ao rio Minho, tendo o trajeto começado em Seixas, concelho de Caminha, e terminado, no Parque da Lodeira, junto à ponte Internacional, concelho de Monção.

Ao longo do percurso, assistiu-se à passagem de testemunho com o troféu a passar de mão em mão entre os presidentes de câmara de cada município. Atos simbólicos presenciados por muitas pessoas que, nesta manhã propicia à prática desportiva, quiseram associar-se à celebração. A diretora da Associação Europeia de Vias Verdes, Mercedes Muñoz, esteve presente. No limite entre Monção e Valença, António Barbosa e Jorge Mendes mostraram satisfação pelo prémio recebido e afirmaram que a Ecopista do Rio Minho é um produto turístico importante para a região com potencial de crescimento nos próximos anos.

A aposta concertada dos quatro municípios do Vale do Minho permitiu potenciar a Ecopista do Rio Minho, elemento comum a todos, criando um corredor ecológico que proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo e ribeiros, bem como panorâmicas fabulosas sobre o rio Minho, margem galega e património edificado.

Destinando-se a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha ou skate, a sua procura tem permitido reforçar a oferta turística da região com um produto de natureza excelente que presenteia os utilizadores com alguns dos aspetos mais característicos e cativantes do Vale do Minho.

Refira-se que o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, que aproveitou a linha férrea desativada entre as localidades de Monção e Valença, foi inaugurado no dia 14 de Novembro de 2004. Esta terça-feira completa 13 anos de existência, sendo comemorados com uma conferência internacional que decorrerá no Cine Teatro João Verde.

Últimas