PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

3

Monção

Monção: Barbosa esteve com Marcelo em Lisboa – Saiba porquê

1 Junho, 2022 - 20:44

1792

0

Em cima da mesa, o processo de descentralização do país.

O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, esteve esta terça-feira em Lisboa, no Museu Nacional dos Coches, onde – em conjunto com todos os presidentes de Câmara do País – marcou presença num encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Em cima da mesa, o processo de descentralização do país.

 

Considerando que a descentralização do país é fundamental e determinante para haver regionalização, Marcelo Rebelo de Sousa, citado pelo jornal Expresso, sugeriu aos autarcas “um esforço de união em torno da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), respeitando as opiniões legitimas de cada um”, de forma a “encontrar-se pontes institucionais que garantam resultados positivos no processo de descentralização”.

 

De acordo com o mesmo jornal, o Presidente da República considerou que, na elaboração do próximo Orçamento de Estado, “é do interesse do Governo fazer o que está ao seu alcance para que o diálogo com os autarcas, e nomeadamente a ANMP, possa ter sucesso”.

 

Isto significa, sinalizou Marcelo Rebelo de Sousa, que é possível as Finanças alargarem as dotações para os municípios, evitando-se que a unidade entre os autarcas seja dinamitada e se ceda à tentação de “cada um por si”. Defendeu, também, que “se continuarem os adiamentos da descentralização, isso acabará por questionar a regionalização”.

 

O autarca de Monção mostrou sintonia com a posição de Marcelo Rebelo de Sousa.

 

“O caminho da regionalização faz-se com a descentralização de competências. Contudo, é importante que o Governo tenha em conta que esta não pode ser feita sem o adequado envelope financeiro”, alertou Barbosa.

 

“As autarquias estão disponíveis para dialogar defendendo, em qualquer circunstância, os reais interesses da população”, vincou o presidente da Câmara.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas