Menu

+

0

0

Monção

Monção: Barbosa entrou na Expo… com um relógio – Foi há 25 anos

22 Maio, 2023 - 14:41

3621

0

Exposição Mundial abriu portas no dia 22 de maio de 1998.

No dia 22 de maio de 1998, os olhos do mundo estavam colocados em Portugal. Abria portas a Exposição Mundial dedicada aos Oceanos, em Lisboa: a Expo 98. 

 

Um evento que maravilhou os mais de 10 milhões de portugueses e estrangeiros que a visitaram, contou com 143 países e 14 organizações internacionais, e bateu recordes entre 22 de maio e 30 de setembro, – bem já ao nascer do sol de 1 de outubro.

 

Nesse ano, António Barbosa – hoje presidente da Câmara Municipal de Monção – era um jovem finalista do curso de Economia. Estudava no Porto.

 

Marrava quando tinha de marrar, mas também era grande companheiro no que toca a tempos de divertimento.

 

A ida à Expo com os colegas de turma foi um dos momentos memoráveis para o autarca monçanense.

 

“Entrei na Expo com um relógio”, contou António Barbosa aos microfones da Rádio Vale do Minho com um sorriso nostálgico.

 

“Era um relógio da Swatch que tinha três bilhetes incorporados. Ofereceram-no à minha mãe. Tinha umas correias azuis”, continuou.

 

O relógio era o modelo Adamastor, lançado pela marca alguns meses antes da exposição. Para entrar, bastava encostar o relógio ao sensor presente em todos os molinetes de entrada.

 

 

Exemplar do Swatch Adamastor, igual ao usado por António Barbosa para entrar na EXPO’ 98
[Fotografia: DR]

 

 

 

Pela exposição realizada em Lisboa passaram 11 milhões de visitantes.

 

 “Aquilo que mais me marcou foram aqueles vulcões que deitavam água! O calor era insuportável e aquela era uma zona onde muitas vezes se viam estrangeiros a levar com a água como se estivessem numa piscina”, lembrou com uma gargalhada.

 

“Foram mais de 20 anos que passaram a correr”, desabafou o presidente ainda atarantado com a nossa questão. O tempo tinha voado, realmente. Mas as recordações ficaram. António Barbosa olha para trás e não tem dúvidas sobre o impacto que este evento teve no país. 

 

“Foi muito bom. Houve derrapagens nos números, é verdade. Mas quem conhecia aquela zona de Lisboa antes da EXPO e quem a viu depois, percebe perfeitamente que foi um bom investimento”, considera.

 

“É preciso não esquecer que no decorrer da Expo foi feita parte da A3”, realçou. “Foi também uma exposição que trouxe ao país mais visibilidade e mais turismo. Foi muito bom!”, concluiu.

 

A Expo 98 realizou-se em Lisboa entre 22 maio e 30 de setembro de 1998. Subordinada ao tema Os Oceanos, teve como objetivo principal celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

 

 

 

[Fotografias: DR]

Tópicos:

#Exposição

Últimas