PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Barbeita: Largo de S. Tiago requalificado após ‘peregrinação’ de 30 anos

25 Julho, 2018 - 22:02

683

0

“Este sonho durava há 30 anos”. De olhos postos na placa, João Rodrigues de Sousa, presidente da Junta, parecia quase nem acreditar que finalmente o Largo de S. Tiago, na […]

“Este sonho durava há 30 anos”. De olhos postos na placa, João Rodrigues de Sousa, presidente da Junta, parecia quase nem acreditar que finalmente o Largo de S. Tiago, na freguesia de Barbeita, estava totalmente requalificado. “Houve sempre projetos para fazer esta obra só que depois disseram sempre «não convém fazer porque temos de fazer outra coisa». Este largo ficou sempre no fundo da gaveta”, contou o autarca independente à Rádio Vale do Minho. Até que no passado mês de janeiro as obras avançaram mesmo. Foram feitas intervenções ao nível do piso, dos muros e na própria iluminação do espaço. O custo total da obra, financiada pela Câmara Municipal, rondou os 70 mil euros. A cerimónia de inauguração realizou-se esta quarta-feira, precisamente no dia em que a Igreja Católica celebrou S. Tiago – padroeiro dos peregrinos. “É um grande orgulho! Está um trabalho muito bem feito e isso já foi reconhecido por muitas pessoas fora da freguesia que aqui passam”, sublinhou João Rodrigues Sousa. “O arquitecto teve o cuidado de não mexer muito no que anteriormente existia. Está um trabalho muito digno”, elogiou.

 

João Rodrigues Sousa:  “Houve sempre projetos para fazer esta obra só que depois disseram sempre «não convém fazer porque temos de fazer outra coisa»”

 

A jogar em casa, o presidente da Câmara mostrou-se visivelmente satisfeito com a alegria estampada na freguesia que o viu nascer e crescer.  “Vivi aqui a minha vida toda, apesar de ainda com tenra idade ter ido para o Porto estudar como infelizmente muitos jovens daqui têm de fazer. Tive a sorte de poder voltar e hoje ser presidente da Câmara de Monção, trabalho que faço com muita honra. É uma honra muito grande ser presidente da Câmara. Muito mais quando posso voltar às minhas raízes e ter podido fazer esta obra”, iniciou António Barbosa. “Esta é a primeira de muitas obras que vão ser feitas no concelho”, assegurou o edil social-democrata. “Esta foi uma recuperação que teve a ver com a parte mais religiosa e hoje o Turismo religioso conta cada vez mais”, sublinhou. “As nossas freguesias têm de valer pelos seus espaços que são de referência não só ao nível local como a nível nacional”, acrescentou.

 

 

Natália Rocha: “Quem diria que eu iria estar aqui hoje?!”

 

Incapaz de conter lágrimas de emoção, a vereadora da Educação estava num lugar que também a ela viu crescer. “Foi neste largo que joguei à bola, à macaca, ao elástico”, recordou Natália Rocha com um sorriso. “Quem diria que eu iria estar aqui hoje, como vereadora, a inaugurar as obras de requalificação no meu largo?!”. Com a voz já embargada, a autarca ficou-se por mais um sorriso e olhos marejados que deixavam claramente transparecer as memórias de uma infância bem vivida.

De referir que esta obra foi lançada pelo PS no mandato anterior. Nenhum vereador socialista marcou presença nesta cerimónia.

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

PUB

Últimas