PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Banco da Mãe e do Bebé apresenta-se como espaço ‘das famílias e para as famílias’

24 Junho, 2015 - 11:01

166

0

Equipa coordenadora do projeto considera necessário combater ‘estigma de que só as pessoas mais carenciadas é que utilizam peças usadas’.

Foi apresentado esta quarta-feira o novo Banco da Mãe e do Bebé de Monção. O novo espaço, localizado no Mercado Municipal, conta com a colaboração de várias dezenas de voluntários e deverá estar a funcionar em pleno em meados do próximo mês de Julho. “Este é um banco essencialmente de troca e empréstimo entre quem quer dar e quem precisa de receber artigos de grávida, bebé e de criança até aos seis anos. Para colaborar, as pessoas têm apenas de dirigir-se ao quartel dos bombeiros e deixar lá esses artigos que já não precisam. Nós, com as nossas voluntárias, iremos depois fazer a triagem e limpeza. Depois, quem precisar, virá ter connosco às quintas-feiras e levará o que necessita”, explicou aos jornalistas a coordenadora deste projeto, Teresa Fonseca.
A responsável realçou ainda que este espaço e dirigido a toda a comunidade. “É universal, independentemente dos rendimentos. Nós não vamos estar a ver os IRS das pessoas e não nos interessa nada disso. Quem precisa, vem e leva”, sublinhou Teresa Fonseca que destacou a importância do espaço para o concelho. “Acho que fazia muita falta. Sobretudo para combater aquele estigma de que só as pessoas mais carenciadas é que utilizam peças usadas. Não tem nada a ver com isso. Quase todos já fizemos isto em família. É normal haver troca de bens entre irmãos, primos e amigos. Isto trata-se apenas de estender o processo ao município”, esclareceu a coordenadora.
Teresa Fonseca alertou ainda para a importância de poupar nos nossos dias. “A roupa de bebé deixa de servir rápido demais. Um ‘body’ de bebé deixa de ter o tamanho correcto em poucas semanas. Não faz sentido as famílias estarem a comprar sucessivamente quando as coisas podem ser reutilizadas”, referiu.
Nesta sessão de apresentação, marcou também presença o vereador Paulo Esteves. Em declarações ao jornalistas, o autarca considerou que “este espaço é muito importante para o município. É um espaço de apoio às famílias e de apoio à natalidade. Tudo o que envolve a questão da natalidade e da rentabilização de custos para as famílias é de extrema importância”. O autarca frisou ainda a ideia de que este novo Banco é “das famílias e para as famílias. Acaba por traduzir-se num apoio monetário porque as pessoas levam coisas que não pagam”, concluiu.
O novo espaço do Banco da Mãe e do Bebé foi totalmente decorado pelas voluntárias. As prateleiras e armários, pertencentes ao município, foram objeto de recuperação por parte dos funcionários da autarquia. Nesta altura decorre a campanha de angariação de roupas e artigos. A entrega pode ser feita na secretaria dos Bombeiros Voluntários de Monção. Com a abertura da loja no mercado municipal [em meados de Julho], a entrega passará a efetuar-se naquele espaço. Nessa altura, começará a fase de doação e empréstimo às famílias interessadas.

Últimas