PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Destaques
Monção

Monção: Auto de consignação para reabilitação da Ponte Internacional assinado esta quarta-feira

25 Agosto, 2021 - 11:11

69

0

PUB A Infraestruturas de Portugal informou que será consignada esta quarta-feira a empreitada de reabilitação estrutural dos pilares e travessas da Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho. De […]

PUB

A Infraestruturas de Portugal informou que será consignada esta quarta-feira a empreitada de reabilitação estrutural dos pilares e travessas da Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho.

De acordo com notícia avançada pelo jornal O Minho, a  assinatura do auto de consignação marca o inicio da obra de beneficiação que envolve um investimento de cerca de 370 mil euros e tem como objetivo a reparação localizada nas travessas e Pilares da Ponte, reforçando dos níveis de desempenho da infraestrutura.

O Projeto de execução desta intervenção foi elaborado pela firma Projetista ARMANDO RITO, Engenharia. S.A., tendo o mesmo sido aprovado pela Xunta de Galícia e IP em 30/10/2020, informa a IP, em comunicado enviado àquele jornal.

Conta ainda O Minho que no âmbito da empreitada, que tem um prazo de execução de 180 dias, serão desenvolvidas limpeza com jatos de água a alta pressão de todas as superfícies expostas dos pilares e travessas; reparação localizada das zonas que apresentam sinais corrosão das armaduras; selagem e injeção de fissuras; revestimento das superfícies expostas com um inibidor de corrosão; confinamento de todo o comprimento do fuste dos pilares e travessas dos pilares, com um sistema de tecidos armados com fibras de carbono e impregnação com uma resina epóxida modificada e pintura de todas as superfícies expostas.

No âmbito desta empreitada será também instalado um sistema de monitorização da durabilidade estrutural da Ponte.

A Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho, localizada na EN101, foi construída entre 1992 e 1994 e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha. Foi inaugurada a 26 de março de 1995.

Foi em 2015, por alturas das celebrações do 20º aniversário, que a Ponte Internacional de Monção passou a designar-se oficialmente por Ponte Internacional João Verde/Amador Saavedra. Uma homenagem aos dois poetas raianos.

As cerimónias desse ano contaram com a presença do então Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.

Atualmente, com a já existente Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño, os moradores de ambas as localidades compartilham vários serviços, espaços de lazer e várias infraestruturas.

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

 

Últimas