PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia tem em curso empreitadas com valor aproximado de 900 mil euros

14 Outubro, 2016 - 09:30

208

0

Para o presidente da Câmara, estes investimentos refletem a preocupação do município na valorização dos recursos endógenos

A Câmara Municipal de Monção tem em desenvolvimento um conjunto variado de empreitadas que, no seu conjunto, representam um valor próximo de 900 mil euros. No início da semana, o presidente da autarquia, Augusto Domingues, a vice-presidente, Conceição Soares, e o técnico superior, Jorge Tavares, visitaram algumas das obras em curso, fazendo o ponto de situação de cada uma delas e apontando a sua importância no contexto concelhio.
Para Augusto Domingues, estes investimentos refletem a preocupação do município na valorização dos nossos recursos endógenos, do património construído, da vocação cultural e da melhoria da qualidade de vida da população. “Por um lado, garante-se a recuperação de um património com memória para todos os monçanenses e, por outro, amplia-se a oferta turística do nosso concelho. São investimentos com um claro retorno ao nível do conforto e bem-estar das pessoas”.

Recuperação da antiga estação da CP

A transformação do antigo edifício da estação da CP em Casa da Música, albergando a sede da Banda Musical de Monção, decorre a bom ritmo, tudo indicando que seja inaugurada no dia 25 de abril do próximo ano. Representa o ponto de partida de um projeto estruturante para a beneficiação daquele espaço situado à entrada do centro histórico da vila.
Adjudicada por 322.656,00 euros, acrescida de IVA, a empreitada é suportada na totalidade pela autarquia local. A candidatura para comparticipação financeira governamental no âmbito da regeneração urbana já foi apresentada, aguardando-se a sua aprovação.

Acesso sul do Minho Parque Monção

Depois da ligação direta da EN 101 ao Minho Parque Monção, a autarquia avançou, a expensas próprias, com o acesso sul daquele espaço empresarial, visando melhorar a ligação ao interior da freguesia de Lara e facilitar a circulação entre as freguesias do vale do Gadanha.
Neste momento, a empreitada, adjudicada pelo valor de 299.335,67 euros, acrescido de IVA, com uma extensão aproximada de 800 metros, encontra-se em fase de terraplanagens e compactação do traçado para, numa etapa posterior, receber o asfaltamento.

Balneário Termal, Mercado Municipal e Centro Escolar de Mazedo

Com a estrutura exterior consolidada, fruto de uma intervenção avaliada em 73.400,62 euros, mais IVA, o antigo balneário termal aguarda agora a aprovação de uma candidatura para apetrechamento do interior e comparticipação dos trabalhos exteriores suportados pelo município. A sua nova funcionalidade estará ligada à natureza e ao rio.
Também o Mercado Municipal de Monção está em obras. Constam da pintura do exterior e interior, colocação de corrimões e beneficiações pontuais para quem visita e comercializa naquele espaço. A empreitada, adjudicada juntamente com os trabalhos de beneficiação do Centro Escolar de Mazedo, tem o custo global de 47.636,75 euros, acrescido de imposto.
Refira-se que as obras efetuadas no Centro Escolar de Mazedo, concluídas antes do arranque do ano letivo, visaram otimizar os espaços existentes através do redimensionamento espacial da biblioteca escolar, pintura dos espaços interiores e colocação de piso amortecedor de borracha numa zona ocupada pelas crianças do pré-escolar.

Beneficiação do Cemitério Municipal

A Câmara Municipal de Monção está igualmente a intervir no cemitério municipal através do melhoramento do sistema das águas pluviais e pavimentação dos arruamentos laterais que, na atualidade, encontram-se em terra batida. A empreitada foi entregue por 72.600,01 euros, acrescido de imposto.
Os trabalhos incluem ainda a remoção dos buchos existentes, o qual dificultam a acessibilidade a diversas sepulturas, e a colocação de tampas pré-fabricadas em betão nas sepulturas localizadas na área ampliada do cemitério, garantindo maior segurança a quem circula naquela zona.

Canal de águas da Lodeira e Ponte da Veiga, em Riba de Mouro

Intervenção importante para quem reside na zona da Lodeira é a construção de um canal de condução de águas para o Rio Minho, libertando aquela zona baixa de encharcamentos e possíveis inundações. Os trabalhos estão em desenvolvimento pelo montante de 23.995,25 euros, mais IVA.
A mesma importância se aplica à recuperação da Ponte da Veiga, em Riba de Mouro. Sem qualquer intervenção em mais de meio século, foi agora objeto da recuperação do pavimento e muros de suporte, assegurando mais segurança na passagem daquela travessia. Intervenção adjudicada por 3.865,00 euros, acrescida de imposto.
Além destes investimentos, todos eles suportados pelos cofres da autarquia devido à morosidade de aprovação das candidaturas, decorrem diversas empreitadas no território concelhio lançadas pelas juntas de freguesia com apoio da autarquia local no âmbito da transferência financeira de acordo com os critérios de igualdade, área e população.

Últimas