PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia está a executar empreitadas num investimento global superior a um milhão

2 Setembro, 2015 - 08:56

231

0

Presidente da Câmara salienta que ‘estes investimentos refletem a preocupação do município na valorização dos recursos endógenos, promoção cultural e dinamização empresarial’.

A Câmara de Monção está a executar diversas empreitadas em várias freguesias do concelho que, no seu conjunto, representam um investimento global de mais de um milhão de euros. Depois de uma primeira metade do ano com a entrada em funcionamento de vários investimentos estruturantes na vila e em diversas freguesias do concelho (Centro de Noite de Badim, Centro Paroquial de Merufe, Museu Alvarinho, Centro Cultural do Vale do Mouro, Relvado Sintético da U.D. “Os Raianos”, Estrada Intermunicipal Badim-Cousso), a Câmara Municipal de Monção prepara-se para mais um conjunto de inaugurações que decorrerão ainda este ano ou no início do próximo.
Para o presidente da Câmara, Augusto Domingues, “estes investimentos refletem a preocupação do município na valorização dos recursos endógenos, promoção cultural, dinamização empresarial, valorização do parque escolar e facilidade/segurança na circulação entre as freguesias”. O edil monçanense referiu ainda que “por um lado, garante-se melhor qualidade de vida a quem reside no concelho e, por outro, amplia-se a oferta turística a quem nos visita. Desta forma, damos um passo muito importante no sentido de reforçar o nosso objetivo de fazer de Monção um município atrativo para investir e viver”.

Acesso ao Minho Parque Monção e EN 202 (2ª fase)

O acesso ao Minho Parque Monção, espaço empresarial de última geração que compreende uma área de 56 hectares de terreno, cumpre o prazo estipulado para a sua execução, tendo o percurso de aproximadamente um quilómetro já recebido as primeiras camadas de asfaltamento.
Esta empreitada, avaliada em 711.326,74 euros, garante acesso direto da EN 13 ao Minho Parque Monção, constituindo-se ainda como mais uma alternativa rodoviária para aceder ao interior do Vale do Gadanha e facilitar a circulação entre as freguesias daquela área territorial do concelho.
O processo de requalificação da Estrada Nacional 202 encontra-se na segunda fase. Com um investimento de 269.476,79 euros, decorre entre as freguesias de Barbeita e Ceivães numa distância de 4,1 quilómetros, implicando uma substancial melhoria daquela estrada bastante movimentada e servida por vários estabelecimentos comerciais e residências.
Entre outros trabalhos, está prevista a requalificação e pintura do pavimento, colocação de sinalização vertical, instalação de guardas de segurança e construção de passeios. Posteriormente, decorrerá a 3ª fase entre Ceivães e o limite geográfico do concelho vizinho de Melgaço numa extensão aproximada de quatro quilómetros.

Loteamento do Real, Torre de Lapela

Praticamente concluído está o acesso ao Loteamento do Real. Esta empreitada, no valor de 152.187,12 euros, constou de intervenções ao nível de infraestruturas básicas, colocação de ecopontos para recolha de resíduos diferenciados, regularização de passeios e beneficiação de pavimentos. O acesso já se encontra aberto à circulação automóvel.
Com a empreitada em fase de ultimação está também a Torre de Menagem de Lapela, monumento nacional desde 23 de junho de 1910 com elevado significado histórico-cultural e um apelativo enquadramento paisagístico sobre o casario tradicional de Lapela, rio Minho e margem galega.
Os trabalhos de requalificação, na ordem de 59.360,00 euros, permitirão a criação de mais um “trunfo” turístico no concelho. Dada a proximidade da Ecopista do Rio Minho, residentes e visitantes podem complementar uma caminhada retemperadora com o aprofundamento da história local num espaço que proporciona “olhares” únicos sobre o espaço envolvente.

Balneário termal antigo, Centro Escolar de Mazedo e Pórtico na Lagoa

A beneficiação do património construído nota-se igualmente no antigo balneário termal com a intervenção prevista para a parte exterior do edifício. Avaliados em 77.804,66 euros, os trabalhos abrangem a reconstrução da clarabóia, coberturas em telha, picagem, execução de novos rebocos, pinturas exteriores, lavagem de superfícies em granito, aplicação de novas caixilharias nas portas e janelas e recuperação da ponte de acesso ao piso superior.
Com este investimento, o edifício ficará de cara lavada no seu aspeto exterior, faltando a reconstrução interior que será adaptada à nova funcionalidade. A autarquia ainda não definiu qual o seu futuro visto qualquer projeto ou ideia “esbarrar” na previsível inundação, com águas do rio Minho, de parte do edifício durante o inverno.
No âmbito da valorização do parque escolar, arrancou há poucos dias a empreitada de beneficiação do Centro Escolar de Mazedo. A obra foi adjudicada por 27.494,28 euros, prevendo a construção de um novo alpendre e pinturas exteriores nos edifícios existentes.
Na perspetiva de dinamização do Parque Empresarial da Lagoa, a qual engloba a instalação de ligação das empresas à rede de fibra ótica, está a ser colocado um pórtico à entrada do parque, garantindo maior visibilidade ao loteamento empresarial. A estrutura custa 26.526,72 euros.

Últimas