PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia espera um Festival do Cordeiro de ‘sucesso absoluto’

7 Outubro, 2016 - 01:46

168

0

Certame vai desenrolar-se em dois fins-de-semana consecutivos. Arranca já este sábado.

A Câmara de Monção espera que a edição deste ano do III Festival do Cordeiro seja de “sucesso absoluto”. Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o presidente da autarquia lembrou que “no primeiro ano, talvez por alguma experiência nossa, não fizemos cordeiro em quantidade. No segundo ano, já se fez mais. Mas veio muita gente e a restauração não teve capacidade suficiente para receber toda aquela gente que nos visitou”. Augusto Domingues explicou que a organização do evento decidiu, por isso, avançar com outra estratégia. Entre outras novidades, a solução passou para realizar o certame em dois fins-de-semana consecutivos: o próximo e o seguinte, 15 e 16 de outubro. “Acho que desta forma não haverá o risco das pessoas saírem daqui sem provar o nosso cordeiro à moda de Monção”, acredita o edil monçanense.
A edição deste ano do Festival do Cordeiro conta com a participação de 21 restaurantes do concelho, 11 produtores de vinho de Monção e um programa complementar dirigido a vários públicos que decorrerá, em espaço coberto, na Praça Deu-la- Deu Martins.
Augusto Domingues destacou ainda o festival como mais uma aposta do município na defesa e valorização da gastronomia tradicional, realçando a acentuada componente turística e económica associada ao evento. “Em perspetiva dois fins de semana com muita gente nas ruas e nos restaurantes do concelho de Monção” sintetizou.
No primeiro dia, sábado, 8 de outubro, a Praça Deu-la- Deu Martins recebe, pelas 15h30, em espaço coberto, o Workshop Infanto Juvenil “Hambúrguer de Cordeiro à Moda de Monção”, com o Chefe Rui Ribeiro e a Professora Maria do Carmo (EPRAMI).
Segue-se, pelas 17h00, uma mesa redonda com profissionais de gastronomia, alimentação/saúde, património imaterial, turismo e pastorícia. A moderação é do jornalista da RTP, Jorge Oliveira. À noite, pelas 22h00, sobe ao palco Nuno Prata, baixista da banda portuense “Ornatos Violeta” que, após a sua extinção em 2002, iniciou uma carreira a solo.
No domingo, 9 de outubro, pelas 11h00, João Garrido coordena uma tertúlia sobre Vinhos de Monção. À tarde, pelas 16h00, realiza-se o espetáculo infanto juvenil “Fiandeira olhos nos dedos lã lã lã”. Pais e filhos assistem juntos a uma peça com um contador de histórias e uma guitarra clássica.
No fim de semana seguinte, os restaurantes voltam a confecionar Cordeiro à Moda de Monção, e na Praça Deu-la- Deu Martins decorre mais uma “colherada” de atividades. No sábado, 15 de outubro, pelas 15h30, workshop “Cordeiro à Moda de Monção” conduzido pelo conhecido cozinheiro local, João dos Matraquilhos.
Uma hora mais tarde, Joaquim Cerqueira, (ESA-IPVC) orienta o Workshop “A Importância dos Recursos Genéticos – Raça Bordaleira de Entre Douro e Minho e Raça Churra do Minho nos Territórios de Baixa Densidade”. Pelas 22h00, atuação da banda CRU, quatro músicos com percursos musicais distintos unidos num projeto comum.
O último dia, domingo, compreende, pelas 11h00, mais uma tertúlia sobre Vinhos de Monção, orientada por João Pereira, e o ateliê de pintura com solo, promovido por Susana Mendes (ESA-IPVC). Neste dia, com início às 9h30, decorre ainda a Maratona de BTT Berço do Alvarinho, organização do Clube de Cicloturismo de Monção e Associação de Ciclismo do Minho.
Nos quatro dias de festival, a partir das 11h30 e das 18h30, decorrem degustações do Cordeiro à Moda de Monção. Por um valor simbólico, dois euros, podem adquirir-se provas servidas em pequenos alguidares. Um primeiro contacto dos visitantes com o sabor deste prato tradicional. Para depois aprofundar num dos restaurantes participantes.
De referir que o Festival do Cordeiro é apoiado pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) e Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI). O investimento feito pela autarquia situa-se em 40 mil euros.

Últimas