PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia entregou prémios de escrita ‘Era uma vez… um Castelo’

1 Junho, 2016 - 08:29

223

0

Cerimónia teve lugar na Biblioteca Municipal.

Englobada na programação do Corpo de Deus/Festa da Coca, a cerimónia de entrega de prémios do concurso de escrita “Era uma vez …um Castelo” realizou-se no passado fim-de-semana, no auditório da Biblioteca Municipal de Monção.
Além dos jovens premiados e respetivas famílias, marcou presença o vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves, e dois elementos do júri de premiação: Lídia Pinheiro, professora aposentada, e Ernesto Português, historiador e investigador. Tânia Almeida, da Comédias do Minho, não pode estar presente.
O representante do município, Paulo Esteves, sublinhou a importância deste prémio como forma de incentivar a escrita junto dos mais novos. Agradeceu o empenho de todos, júri, alunos, professores e pais, e lembrou que o objetivo desta iniciativa não é competir mas criar nos jovens competência criativa e capacidade narrativa.
Lídia Pinheiro adorou a missão de jurada. Disse que foi um prazer que não se importa de repetir e aconselhou os jovens a participarem nestas iniciativas. “Passem a palavra aos amigos. Puxem pela criatividade e imaginação. Coloquem o pensamento à prova. Não desistam. Nunca”.
Para Ernesto Português, este concurso de escrita é o início de qualquer coisa que, no futuro, poderá adquirir maior expressividade. “Estes prémios são um estímulo e, quem sabe, poderão ter repercussões positivas nos próximos anos. Será que esta cerimónia simbólica se transformará em histórica para alguns? Esperemos que sim. Lutem e insistam. Continuem porque os resultados demoram mas chegam”.
O concurso de escrita “Era uma vez …um Castelo” englobou quatro escalões de participação segundo o nível de ensino. Os premiados receberam diplomas e vales no valor de 50 euros, 75 euros e 100 euros para “descontar” nas papelarias locais em material escolar e artigos pedagógicos.
No primeiro escalão, 1º ciclo, o primeiro lugar foi entregue a Diana Guedes, da EB1 de Pias, com o título “Para além do nevoeiro”. Seguiu-se Gabriel Gonçalves, da EB 1 de Mazedo, com “Era uma vez um castelo”, e Ricardo Barbosa, da EB 1 de Pias, com “A paixão Inesperada”.
No escalão seguinte, 2º ciclo, venceu o título “O Alcaide de castelo de lapela”, da autoria de Ana Costa, ficando, em segundo lugar, Tomás Oliveira, com “Era uma vez um castelo” e, em terceiro, Alex Rodrigues, com “Era uma vez um castelo”. Os três alunos pertencem à EB 2.3 de Monção.
Quanto ao terceiro escalão, 3º ciclo, a vitória recaiu em Ubirajara Frade, da EB 2.3 de Monção, com “O castelo dos contos”. Nos lugares imediatos ficaram Marco Meleiro, da Escola Secundária de Monção, com “O castelo em ruínas”, e Joana Gonçalves, da EBI de Tangil, com “O que a ganância pode destruir”.
Por fim, no quarto escalão, ensino secundário e profissional, os premiados foram André Regatão, da Escola Secundária de Monção, com “Era uma vez um castelo”, e Mafalda Esteves, da Escola Profissional de Monção, com “Era uma vez um castelo”.

Últimas