PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia compra três imóveis na envolvente da antiga estação da CP

19 Novembro, 2016 - 01:48

118

0

No local, encontra-se outro imóvel (parcela A na imagem) que, de momento, está em fase de negociação com os proprietários. A proposta de aquisição foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal.

A Câmara Municipal de Monção vai adquirir três imóveis devolutos na envolvente da antiga Estação da CP (Baluarte da Cova do Cão) para proceder à sua demolição no âmbito do projeto de requalificação urbanística daquela área. No local, encontra-se outro imóvel que, de momento, está em fase de negociação com os proprietários.
A proposta de aquisição foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal. O pagamento aos proprietários será feito no início do próximo ano com verbas inscritas no Plano Plurianal de Investimentos para 2017, documento que será apreciado e votado na Assembleia Municipal durante o mês de dezembro.
A proposta, apresentada pelo presidente da autarquia, Augusto Domingues, determina ainda que, em caso de insucesso do processo negocial em curso com os proprietários do quarto imóvel, haverá um eventual recurso à respetiva expropriação da parcela.
A aquisição representa mais um passo na requalificação do antigo largo da estação da CP, presentemente uma das principais entradas no centro histórico da vila servida por vários estabelecimentos comerciais e serviços públicos e com um significativo fluxo de trânsito rodoviário.
Nesse sentido, a autarquia procedeu à demolição, em meados deste ano, de uma habitação na Travessa da Lodeira, ligação entre a Avenida Dr. António Felgueiras e a Avenida D. Afonso III. Em troca, cedeu aos proprietários uma habitação na Urbanização de Santiago.
O município avançou também com a recuperação da antiga estação da CP, transformando-a na futura sede da Banda Musical de Monção. Tudo aponta para que o novo equipamento possa ser inaugurado no dia 25 de abril do próximo ano. Adjudicada por 322.656,00 euros, acrescida de IVA, a empreitada é suportada na totalidade pela autarquia local. A candidatura para comparticipação financeira governamental no âmbito da regeneração urbana já foi apresentada, aguardando-se a sua aprovação.

Últimas