PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia coloca Feira da Foda na «vitrine» dos eventos de topo

28 Março, 2017 - 18:42

175

0

Forças partidárias não pouparam elogios ao evento.

O Executivo Municipal de Monção fez esta segunda-feira um balanço muito positivo da Feira da Foda. O certame decorreu no passado fim-de-semana na freguesia de Pias. Em reunião de Câmara, o presidente da autarquia considerou que a Feira correu “para além das expetativas”. “Contava com um certame bem estruturado, mas com aquela dimensão acabou por surpreender-me”, disse Augusto Domingues que adiantou já que a edilidade está a pensar uma componente alimentar para próxima edição da Feira do Alvarinho “onde se privilegie a Foda e a Lampreia”.
No entanto, o edil socialista deixou dois apontamentos à organização do certame. O primeiro é um alerta ao “excesso de vidro em cima da mesa”. Augusto Domingues apela a que, na próxima edição, a equipa organizadora seja mais ágil a remover garrafas vazias. Numa outra nota, o presidente da Câmara apela a instalação de “mais sanitários, visto que se trata de uma Feira Gastronómica”.
Do lado do PSD, o vereador António Barbosa repetiu o que já tinha referido à Rádio Vale do Minho. Apontou a Feira da Foda como exemplo de animação diurna e considera que isso deve ser mais implementado na Feira do Alvarinho. Para o líder social-democrata, este certame de julho é uma aposta ganha na animação noturna mas durante o dia ainda há mais a fazer. Ainda pelo PSD, o vereador João Garrido sublinhou que a Feira da Foda teve “um resultado notável”. “Se dúvidas houvesse, acho que toda a gente as perdeu no passado fim-de-semana. Este evento estava mesmo a pedi-las! Estava mesmo a ser pedido!”, exclamou o autarca social-democrata. No entanto, para João Garrido, a notoriedade do evento também ficou patente “no grande número de confrarias que se fizeram representar na cerimónia de Entronização da Confraria da Foda. Nunca imaginei tanta gente e foi gente que veio, por exemplo, da Beira Baixa até Monção. Isto prova a dimensão que teve este evento a nível nacional”.
Pelo CDS-PP, o vereador José Luís Alves também se mostrou satisfeito. “Acho que foi um sucesso, sem dúvida. Correu muito bem! Muita gente nos visitou e isso é bom sinal. Este fim-de-semana Monção esteve no radar”, referiu o autarca centrista.
A finalizar, o presidente da Câmara tomou novamente a palavra e congratulou-se com o facto de que todos os ovinos consumidos na edição deste ano da Feira da Foda foram abatidos no Matadouro Municipal. “Isso é que é uma grande notícia! Isso é que é uma grande ajuda! Em vez de andarmos sempre a falar contra a eventualidade do fecho… da falência [do Matadouro] foi dado um apoio destes”, sublinhou Augusto Domingues. “Isto é o que todos os talhantes deveriam fazer! Abater no nosso matadouro em vez de ficar de lado e a criticar constantemente. Estamos sempre constantemente com o coração na mão e a gerir o matadouro ao milímetro. Obviamente que não o quero fechar. Se tivéssemos mais apoio na lateral, não teríamos tanta aflição e esta estrutura funcionaria muito melhor”, concluiu.

Últimas