PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Autarquia «a todo o vapor» com intervenções no concelho

27 Julho, 2017 - 02:09

148

0

Umas estão praticamente concluídas e outras encontram-se em fase de execução. Existem ainda outras, já adjudicadas, que arrancam a curto prazo.

A Câmara Municipal de Monção tem em desenvolvimento um conjunto de intervenções no centro histórico da vila e em diferentes freguesias do concelho. Umas estão praticamente concluídas e outras encontram-se em fase de execução. Existem ainda outras, já adjudicadas, que arrancam a curto prazo.
Para avaliar o estado destes investimentos, o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues, e a Vice-Presidente, Conceição Soares, na companhia dos técnicos superiores, Jorge Tavares e José Eduardo, visitaram alguns locais objeto de intervenção.
A primeira fase dos trabalhos de conservação do olmo, no Miradouro dos Néris, está concluída. Com presença de técnico especializado, os tratamentos minuciosos incidiram no rejuvenescimento dos troncos e em determinados cuidados para acautelar a preservação daquela espécie arbórea.
Para o efeito, instalou-se um banco circular à volta do olmo com uma estrutura na vertical que servirá para suster o sistema de ancoragem que será colocado na fase seguinte. Entretanto, o gradeamento foi retirado, facilitando o acesso do público aquele espaço sombreado com vistas sobre o rio Minho.

Zona do Porcalho, Praça Fernando Pessoa e Praça da República

Na zona do Porcalho, continua a empreitada de requalificação daquela área próxima da Porta do Rosal com dotação de infraestruturas de água ao domicílio, saneamento básico, ecopontos subterrâneos, passeios em lajedo, pavimentação de arruamentos, e substituição da rede elétrica.
A requalificação, que deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano, permitirá uma substancial melhoria da qualidade ambiental, a eliminação de elementos dissonantes e a continuidade de beneficiação dos espaços exteriores à muralha. À semelhança do que tem acontecido em outros locais da fortaleza.
Em bom andamento encontra-se também a requalificação da Praça Fernando Pessoa, na União de Freguesias de Mazedo e Cortes. Os trabalhos, com conclusão prevista para outubro, pretendem transmitir uma imagem de modernidade e atratividade àquela zona habitacional, proporcionando a residentes e visitantes uma área apelativa, elegante e segura, inspirada na criatividade do poeta Fernando Pessoa.
Este mês teve início a empreitada de requalificação da Praça da República e zona envolvente, intervenção avaliada em mais de 600 mil euros que prevê a beneficiação daquele espaço público e arruamentos adjacentes. Casos da Rua Eng. Duarte Pacheco, Rua 25 de Abril, Largo da Alfândega e Avenida da Estação.
Os primeiros trabalhos arrancaram na Rua Eng. Duarte Pacheco, prosseguindo nas restantes artérias e na Praça da República que, além de receber um parque infantil, vai ser objeto de uma profunda remodelação ao nível do pavimento, jardins, mobiliário urbano, iluminação pública e infraestruturas de abastecimento de água, saneamento e águas residuais.

Acesso sul ao Minho Parque Monção

Em relação ao acesso sul do Minho Parque Monção, percurso rodoviário com uma extensão aproximada de 800 metros, existe algum atraso no prazo de conclusão da empreitada, uma vez que houve a necessidade de instalar adutoras e condutas de água para melhorar o abastecimento em alta aquela zona do Vale do Gadanha.
Este trabalho, a cargo da empresa “Águas do Norte”, implicou a paragem temporária da construção daquela nova acessibilidade para o interior de Lara e freguesias vizinhas, aguardando-se a sua finalização para que sejam retomados os trabalhos que incidirão na colocação do tapete betuminoso.
Esta demora tem motivado alguma preocupação por parte da polução. Augusto Domingues aceita e pede compreensão à população local pelo atraso, lembrando que a intervenção da “Águas do Minho” para mais tarde, com a pavimentação já colocada, implicaria corte de estrada e maior dispêndio financeiro. “O acesso já estaria pronto caso não fosse a necessária intervenção da “Águas do Norte” para melhorar o abastecimento de água em alta aquela zona. Compreendo a preocupação da população, contudo, importa dizer que não podíamos colocar o asfalto para, pouco tempo depois, ser destruído para instalação das adutoras e condutas”, disse o presidente da Câmara.

Estrada Intermunicipal entre Riba de Mouro e Gave

A beneficiação da Estrada Intermunicipal entre Riba de Mouro, em Monção, e Gave, em Melgaço, está concluída, tendo recebido melhorias ao nível de pavimento e drenagem de águas pluviais, garantindo uma beneficiação assinalável naquele troço que liga os dois concelhos.
A obra de pavimentação e drenagem na Estrada Municipal 503 – 1, na freguesia de Tangil, pequena em extensão e grande para a população local, também está finalizada. Em execução, encontram-se os trabalhos de requalificação das bermas na EN 202, freguesia da Bela.
Com contratos de trabalho assinados e pendentes de arranque no terreno, estão obras importantes na rede viária, saneamento básico e abastecimento de água. Casos da reabilitação da EN 101 entre a rotunda de Cortes/Mazedo e a rotunda de acesso ao centro urbano/ponte Internacional, abastecimento de água a Merufe e rede de saneamento básico em Cambeses, Longos Vales, Troviscoso e Mazedo.

Últimas