PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção assume-se como “concelho inclusivo” e “responsável” perante portadores de deficiência

3 Dezembro, 2018 - 17:39

282

0

O Município de Monção assume-se como “um concelho inclusivo” e considera “prioritária” a responsabilidade sobre os direitos do cidadão portador de deficiência. Esta segunda-feira assinala-se o Dia Internacional da Pessoa […]

O Município de Monção assume-se como “um concelho inclusivo” e considera “prioritária” a responsabilidade sobre os direitos do cidadão portador de deficiência. Esta segunda-feira assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a autarquia monçanense garante que procura cada vez mais “envolver a população na consciencialização cívica da deficiência, de forma a promover um concelho aberto e solidário, onde todos, sem exceção, possam usufruir das mesmas oportunidades”.

A edilidade recorda a colaboração que tem feito em ações de sensibilização, “tanto nos espaços públicos como nos estabelecimentos escolares e desportivos”. Lembra ainda os apoios dados a instituições sociais que trabalham nesta área.

No que diz respeito ao mapa de pessoal, a autarquia de Monção abarca funcionários com deficiência. Em nota de imprensa, o Município recorda também que foi recentemente assinado  um protocolo de colaboração para a inserção laboral, a tempo inteiro, de mais dois jovens em equipamentos municipais, a juntarem-se aos três já integrados, através do programa ASU (Atividades Socialmente Úteis). A autarquia apoia também o transporte, ida e volta, para a APPACDM de Melgaço.

São medidas que, sublinha a edilidade, “visam criar condições às famílias monçanenses que vivem de perto a temática da deficiência, fomentando, junto da população, um conjunto de atitudes favoráveis à tolerância, compreensão e apreço”. Este é, para o Executivo liderado por António Barbosa (PSD), “o melhor caminho para uma cidadania ativa e responsável”.

Recorde-se que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pelas Nações Unidas a 3 de dezembro de 1992.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas