PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Assim era a Lodeira… há quase 100 anos

9 Novembro, 2022 - 00:03

2377

0

Fotografia.

Uma raríssima foto da zona da Lodeira, em Monção, foi partilhada pelo conhecido fotógrafo Fernando Guedes nas redes sociais. Desconhece-se a data mas, segundo o próprio, terá sido tirada entre 1930 e 1940.

 

Faz certamente parte do valiosíssimo espólio da Foto Aliança, neste concelho.

 

“Uma preciosidade esta foto. Pela quantidade de barcos e a azáfama das pessoas vê-se como era grande o movimento com Salvaterra!”, apontou um dos membros d’ Os amigos de Monção, grupo do Facebook no qual a imagem foi partilhada.

 

A imagem, mostra de facto um grande movimento de pessoas naquele local. Um momento, ao que parece, de descarga de mercadoria trazida nos barcos. São também visíveis veículos de tração animal, certamente para dar apoio neste processo.

 

Quase um século depois, a mesma zona mudou… como é evidente.

 

É nesta zona, por exemplo, que foi recentemente instalado o novo cais de Monção. Está concluído e vai servir de apoio à embarcação turística que promove passeios no rio Minho. Vai também servir de apoio à atividade desportiva fluvial naquele local.

 

Enquadrado no projeto Rio Minho: Um Destino Navegável, este investimento situou-se em 53.946,54 euros.

 

A estrutura fluvial está acoplada a rampa em cimento existente para acesso ao antigo transbordador, facilitando a entrada e saída de passageiros da embarcação. O seu desenho maleável permite que, caso seja necessário, possa ser transladado para outro local.

 

O pavimento foi construído em material composto, feito com uma combinação de fibras orgânicas e PVC reciclável semelhante à madeira. Este material revela um desempenho positivo em termos de durabilidade e baixa manutenção. A proteção lateral apresenta-se em placas de aço inoxidável.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Monção]

 

 

 

Envolvendo as duas eurocidades Monção/Salvaterra de Miño e Valença/Tui, o projeto Rio Minho: Um Destino Navegável tem como finalidade a concretização de um conjunto de medidas, iniciativas e atividades, focadas na atratividade e sustentabilidade do rio Minho, como um destino turístico transfronteiriço de excelência.

 

“O objetivo é preservar a envolvente ambiental e fortalecer a componente turística neste território único e diferenciador, de forma a alargar a oferta cultural, patrimonial e gastronómica dos quatro municípios banhados pelo rio Minho, proporcionando aos visitantes um conjunto diversificado de experiências e descobertas”, refere o Município.

 

Um dos aspetos mais relevantes do projeto são os passeios de barco no rio Minho, colocando à disposição de munícipes e visitantes passeios fluviais curtos, com duração de uma hora, e passeios mais largos, com duração de 8 horas, os quais compreendem visitas às quatro localidades raianas.

 

 

[Fotografia capa: Foto Aliança/Via Grupo FB Amigos de Monção]

Últimas