PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Assembleias Municipais vão chegar ao Vale do Mouro e ao Vale do Gadanha

17 Novembro, 2017 - 03:10

217

0

A partir do próximo ano, Monção terá duas sessões da Assembleia Municipal descentralizadas. A garantia foi deixada em reunião do Executivo pelo presidente da Câmara Municipal, António Barbosa. Os encontros […]

A partir do próximo ano, Monção terá duas sessões da Assembleia Municipal descentralizadas. A garantia foi deixada em reunião do Executivo pelo presidente da Câmara Municipal, António Barbosa. Os encontros decorrem habitualmente no Cine Teatro João Verde, na área mais urbana vila. Mas em 2018, à semelhança do que já vai acontecendo com as reuniões do Executivo Municipal, também estas sessões vão ficar mais próximas das comunidades mais distantes do centro. “Temos por objetivo fazer no próximo ano com as Assembleias Municipais aquilo que estamos a fazer com as reuniões de Câmara. Isto significa que no próximo ano, das cinco Assembleias Municipais, duas irão ser descentralizadas: uma no Vale do Mouro e outra no Vale do Gadanha”, anunciou António Barbosa perante um auditório do Centro Cultural do Vale do Mouro, em Tangil, totalmente lotado. Assim, concluiu o autarca, “no próximo ano, ou a Assembleia Municipal de junho ou a de setembro irá realizar-se neste espaço belíssimo onde nos encontramos”.

 

Roteiro de Proximidade com êxito absoluto

 

Ainda com apenas duas reuniões de Câmara realizadas, o Roteiro de Proximidade implementado pelo Executivo liderado por António Barbosa já alcançou um êxito incontestável. Na primeira sessão, o salão da Junta de Freguesia de Longos Vales encheu por completo, o que só por si já deixava antever o grau certeiro da ideia. Duas semanas depois, em Tangil, o auditório do Centro Cultural do Vale do Mouro esteve pelas costuras. Tanto assim foi que quase uma dezena de presentes não foi a tempo de arranjar lugar e outro remédio não tiveram senão ficar em pé… ou sentarem-se no chão. E ninguém arredou pé, do princípio ao fim da sessão. “Se alguma dúvida havia sobre esta nossa pretensão de descentralizar reuniões, qualquer cidadão de Monção que aqui esteve tirou essa dúvida”, disse o presidente da Câmara à Rádio Vale do Minho no final da reunião em Longos Vales. “Há uma marca que quero deixar para ser recordada daqui a muitos anos. Que a nossa passagem pela Câmara seja lembrada como uma passagem de compromisso! Honrar os compromissos que foram apresentados aos monçanenses”, sublinhou António Barbosa.

 

António Barbosa: “Que a nossa passagem pela Câmara seja lembrada como uma passagem de compromisso!”

 

Da reunião de Câmara realizada em Tangil, entre outros assuntos já noticiados pela Rádio Vale do Minho, de registar também um investimento ansiado pela população local: a requalificação da Estrada entre a Granja e Santa Marinha.
A empreitada, adjudicada por 255.392,96 euros, acrescido de imposto, à empresa Construcciones Fechi, SLU-Sucursal em Portugal, é uma necessidade antiga da população que, durante a tarde dessa segunda-feira, lembrou ao edil monçanense a urgência desta obra.

Acompanhado pelo presidente da Junta, António Barbosa foi constantemente saudado e acarinhado por onde passou. Trocou beijinhos e abraços. Distribuiu esperança em cada porta. “Mais que os projetos ou as obras, são estes gestos simples e sentidos, feitos por pessoas humildes e carinhosas, que nos incentivam a levantar cedo e a deitar tarde para lhes dar as melhores condições de vida. Esta gente merece todo o nosso esforço”, confidenciou o presidente da Câmara.
Além de apontar as necessidades manifestadas pela população e equacionar, logo ali, algumas soluções passíveis de concretização, António Barbosa ‘reencontrou-se’ com os investimentos efetuados pela junta de freguesia nos últimos quatro anos de governação.
Com referência para a limpeza das bermas das estradas e caminhos, salientam-se os trabalhos de valorização na estrada de Modelos, constando de transferência de espigueiro, que estava sobre a estrada, e respetivo alargamento da via, permitindo o acesso e circulação de ambulâncias, até então impossível.
Destaque ainda para o melhoramento de vários lavadouros públicos, requalificação de toda a envolvente do cemitério e abertura de um acesso direto ao ‘coração’ da freguesia, espaço onde se localiza a EBI, a Casa do Povo, a Junta de Freguesia, a GNR e o Centro Cultural do Vale do Mouro.
De referir que para o próximo domingo, com a presença do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, está agendada a inauguração do adro da Igreja Paroquial.

Últimas