PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Arcos: Centenas em Portela de Alvite (e Merufe mostrou novo centro cycling) – Veja as FOTOS

3 Setembro, 2022 - 17:14

4968

1

Feira Tradicional da Portela de Alvite.

[atualizada 19h03 – com mais informação sobre o centro cycling]

 

 

Várias centenas de visitantes já marcam presença no regresso da Feira Tradicional de Portela de Alvite. O certame começou esta sexta-feira e prolonga-se até este domingo. 

 

Realizado no recinto da feira do gado, o evento é dedicado ao mundo rural.

 

Compreende feira da cachena e do garrano, concurso pecuário, corridas de cavalos, festival de folclore, encontro de rusgas, cantadores ao desafio e concentração de grupos de concertinas.  No domingo, decorre a prova desportiva Socalcos Trail Adventure.

 

O programa começou esta sexta-feira com uma Noite de Folclore, que contou com as atuações do Grupo Folclórico das Lavadeiras de S. Pedro de Merufe, Grupo Folclórico Estrela dos Vales e Grupo Folclórico “Amigos de Longos Vales”.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: JF Sistelo]

 

 

Neste fim de semana, Portela de Alvite, lugar que divide os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez, enche-se de expositores com material agrícola, tasquinhas com petiscos tradicionais e deliciosos vinhos da região, sendo muito procurado pelos comerciantes de gado de vários pontos da região minhota.

 

Este sábado foi marcado pelo concurso pecuário. Seguiu-se a entrega de prémios. Pelo certame passaram alguns dos melhores exemplares da região.

 

 

Veja as fotos [créditos: JF Sistelo]

 

 

O dia foi ainda marcado pela iniciativa do novo Centro Cyclin’ Portugal da freguesia de Merufe, mesmo ali ao lado, que se deu a conhecer aos visitantes.

 

Mais uma aposta clara do Município de Monção no turismo do concelho. O Presidente da Câmara, António Barbosa, e o Vice-Presidente, João Oliveira, marcaram presença nesta sessão e felicitaram a Junta presidida por Fernando Pinto pela nova infraestrutura que dinamiza ainda mais aquela zona do concelho.

 

A infraestrutura, recorde-se, abriu no início do verão do ano passado. Dispõe de balneários, camaratas e cozinha, bem como oficina de reparação e máquina de lavagem de bicicletas.

 

O equipamento permite o desenvolvimento de provas ligadas ao BTT, ciclismo de estrada, atletismo e trail.

 

Contempla oito percursos diferentes, num total de 180 quilómetros, nas freguesias de Merufe, Tangil, Podame, Segude, Ceivães, Badim, Barbeita, Longos Vales, Sago, Lordelo, Parada, Anhões, Luzio e Sistelo, esta última pertencente ao concelho de Arcos de Valdevez.

 

Para além do edifício propriamente dito, existe ainda um miradouro com vistas generosas a encantar todos os presentes.

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

Pelo recinto da Feira não faltam também as várias bancas a vender os mais variados produtos típicos de cada um dos municípios envolvidos.

 

Veja as fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

A Feira Tradicional de Portela de Alvite é organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado de Portela de Alvite e conta com a colaboração das autarquias de Monção e Arcos de Valdevez e Juntas de Freguesia de Merufe e Sistelo, aldeia classificada como uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

 

 

O que ainda pode ver (e ouvir) até domingo

Este sábado

21h30 – Animação Musical com o Grupo Carlos Rodrigues

 

 

Dia 4, domingo

08h00 – Abertura da Feira da Cachena e do Garrano

08h30 – Prova Desportiva “Socalcos Trail Adventure”

15h00 – Prova de Cavalos (Corrida de passo travado e corrida a galope)

16h00 – Encontro de Concertinas

 

 

[Fotografias capa: DR]

Últimas