PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Antigas escolas primárias de Badim e Tangil ganham nova vida

16 Janeiro, 2015 - 20:02

286

0

Badim inaugura novo Centro de Noite no próximo dia 25 de Janeiro. Tangil espera futuro Centro Cultural no segundo trimestre deste ano.

O novo Centro de Noite de Badim localizado na antiga escola primária e gerido pela Associação “Censo”, vai ser inaugurado no próximo dia 25 de Janeiro. O anúncio foi feito esta sexta-feira pela vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares, durante uma visita a vários investimentos em desenvolvimento no concelho.
Com sete quartos com capacidade para 12 pessoas e gerida pela Associação Censo, a nova estrutura englobou determinadas preocupações ambientais através da colocação de painéis solares e equipamento/maquinaria com eficiência energética.
Objeto de requalificação, ampliação e redimensionamento espacial, permitirá alargar a oferta social existente no Vale do Mouro, garantindo mais e melhores respostas às adversidades sentidas pela população sénior nestas áreas mais afastadas da sede do concelho.
A abertura deste equipamento, com investimento que poderá chegar a 350 mil euros caso seja aprovada a candidatura para equipamento/mobiliário, reforça a imagem de Monção como um concelho inclusivo e projeta a capacidade e responsabilidade social das associações locais.
O futuro Centro Cultural de Tangil foi outro dos pontos visitados. Com a construção deste espaço, a Casa do Povo de Tangil concretiza um sonho há muito desejado, assegurando a realização de atividades culturais num espaço coberto e a dinamização da banda e escola de música da coletividade filarmónica.
Este investimento, situado em 550 mil euros, permite a recuperação de um edifício outrora com funções educacionais num espaço polivalente dedicado à cultura. Entre outros espaços, engloba auditório com capacidade para 160 pessoas e seis salas polivalentes preparadas para a prática/aprendizagem da música.
A abertura oficial deverá ocorrer no segundo trimestre deste ano. Além da valorização da componente cultural na região do Vale do Mouro, esta estrutura, localizada a poucos metros da EBI de Tangil, garantirá apoio à atividade educacional daquele estabelecimento de ensino.
Em declarações aos jornalistas, Conceição Soares referiu que “com estes dois equipamentos, o concelho de Monção valoriza a cultura e reforça a componente social, assegurando, ao mesmo tempo, a aposta municipal na regeneração urbanística através da recuperação de dois edifícios emblemáticos nas respetivas freguesias”.

Últimas