PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Anhões recupera nome de 13 moinhos (e dois vão voltar a funcionar) [FOTOS]

6 Dezembro, 2022 - 12:04

1663

0

Trilho dos Moinhos deverá estar pronto na próxima Primavera.

Moinho do MeioMoinho da JoaninhaMoinho do RiçoMoinho do Toupeiro. São tudo nomes de cada um dos 13 antigos moinhos de água, na freguesia dos Anhões. Designações perdidas e agora recuperadas pela Junta da União de Freguesias de Anhões e Luzio por forma a integrarem o futuro Trilho dos Moinhos da Ucha.

 

“É um trilho de aproximadamente quatro quilómetros, de caráter circular integrado no Trilho da Serra da Anta, que é o maior, com 18 quilómetros de extensão”, explicou à Rádio Vale do Minho o Presidente da Junta, Amâncio Alves.

 

“Recuperamos os nomes destes moinhos por forma a não esquecer como eram conhecidos no tempo dos nossos avós. Em breve estará aqui um trilho onde os locais e visitantes poderão percorrer as margens do rio Gadanha”, prosseguiu.

 

Para além do Trilho dos Moinhos da Ucha, segundo a Junta de Freguesia, existem ainda mais dois outros trilhos a serem requalificados. Também eles parte do trilho maior: o da Serra da Anta. 

 

“Todos os trilhos têm partida e chegada na zona envolvente do Senhor do Bonfim, nos Anhões. Contamos que esteja tudo pronto na próxima Primavera, por forma a exponenciar ainda mais o turismo nesta zona do território”, explicou Amâncio Alves.

 

As expetativas são grandes até porque, revelou ainda o autarca à Rádio Vale do Minho, “colocaremos dois desses moinhos de água a funcionar, por forma a que as pessoas percebam como era feito o processo da moagem antigamente”.

 

 

 

Veja a galeria de fotos dos 13 moinhos, cada um com o seu nome original [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Monóculo está a ser um êxito

Foi há três meses que, também esta Junta, instalou no Lugar de Vilar um monóculo que permite uma vista generosa para todo o Vale do Gadanha. A iniciativa, disse Amâncio Alves, está a revelar-se um êxito.

 

“São dezenas de visitantes que por aqui passam, sobretudo aos fins de semana, e não resistem a experimentar esta inovação”, disse. O monóculo tem a particularidade de ser gratuito. Está instalado num miradouro, batizado com nome de Miradouro Castibô… e também tem bancos de madeira.

 

Um investimento que rondou os 11 mil euros, apoiado em 50% pelo Município de Monção.

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

“Isto é apenas uma peça de um puzzle que temos em curso para o desenvolvimento rural deste território”, disse na altura à Rádio Vale do Minho o presidente da Junta. “Claro que o grande objetivo passa por atrair turismo, mas também valorizar e preservar o ambiente”, explicou.

 

O puzzle começa a ganhar cada vez mais peças e, claramente, Anhões e Luzio, começam a afirmar-se cada vez mais como uma potência turística no concelho de Monção.

 

 

[Fotografias: Cedidas à Rádio Vale do Minho]

Últimas