PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Anhões e Luzio: Já é conhecido o programa do Fim-de-semana do Cozido – veja AQUI

2 Janeiro, 2020 - 08:49

414

1

PUB Já é conhecido o programa da primeira edição do Campo em Festa – Fim-de-Semana Gastronómico do Cozido à Portuguesa. O evento, recorde-se, vai ter lugar nos próximos dias 25 e 26 […]

PUB

Já é conhecido o programa da primeira edição do Campo em Festa – Fim-de-Semana Gastronómico do Cozido à Portuguesa. O evento, recorde-se, vai ter lugar nos próximos dias 25 e 26 de janeiro na União de Freguesias dos Anhões e Luzio, em Monção.

A abertura oficial está marcada para sábado, dia 25, às 10h30, com visita à exposição de Trabalhos Mini Agricultores. Para as 11h00, atuação do grupo de bombos Toca a Bombar. Vai seguir-se o almoço às 12h30.

A parte da tarde começa pelas 14h00, com mais uma atuação dos Toca a Bombar. Das 15h00 às 18h00, o espaço conta com a animação da charanga Algazarra Boys. Segue-se a Rusga de Padroso, Arcos de Valdevez, até às 20h00. Entretanto, pelas 19h30, arrancará o jantar animado também pela charanga Vai de Baile, da Galiza.

A noite será animada, a partir das 21h30, pelos Marotos da Concertina, de Penafiel. Pelas 23h00 sobe novamente ao palco a charanga Vai de Baile.

No domingo, o certame abre portas às 10h00. Meia-hora depois atuam as Gaitas e Cantares da Portela. Para as 11h30 está marcada a Eucaristia na capela do Senhor do Bonfim. Segue-se o almoço.

Durante a tarde, a partir das 14h00, atuam o grupo de concertinas Os Magníficos e a Rusga de Loureda, de Arcos de Valdevez. Segue-se Pedro Cachadinha, a partir das 15h00. Uma hora depois, e já na reta final do evento, haverá música popular com oferta de brinde, por parte da organização, a todos os participantes.

 

Capacidade para 117 mesas

 

A tenda será em forma de “T”, composta por dois recintos diferentes. Uma tenda principal, com 20 metros de largura e 35 de comprimento, onde irão estar os habituais standes para venda de produtos locais e regionais. Na perpendicular, um espaço dedicado à degustação do prato que dá nome a este certame: o cozido. Terá 20 metros de largura, 45 metros de comprimento e capacidade para 117 mesas.

Em contagem decrescente, o evento vai ter lugar nesta carpa aquecida que será montada no recinto do Sr. do Bonfim. O certame está a ser preparado desde o início do Verão passado. É organizado pela União de Freguesias de Anhões e Luzio e conta com o apoio do Município.

Foram plantados vários campos de couve galega e batata. Foram criadas cerca de 200 galinhas… dezenas de porcos e uma vaca barrosã. Tudo propositadamente para um certame que se quer com produtos exclusivamente da terra.

“Este vai ser um certame único em Portugal! Não conheço um único evento deste género no país onde todos os produtos foram preparados com quase um ano de antecedência”, disse o presidente da Câmara, António Barbosa, à Rádio Vale do Minho.

“Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que este fim-de-semana pode tornar-se num dos maiores eventos no nosso concelho, dinamizando um prato tão português e, ao mesmo tempo, ajudando a dinamizar uma região como é o caso do Vale do Gadanha”.

“Será certamente um certame que vai ajudar a nossa restauração, a nossa hotelaria… e é isso que se pretende dos grandes eventos: que não sejam virados para dentro e que tragam gente e que dinamizem toda a nossa economia local”, acrescentou Barbosa.

 

Veja as imagens virtuais da tenda da primeira edição do Campo em Festa – Fim de Semana do Cozido à Portuguesa
PUB

Últimas