PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Anhões já veste à ‘Bonfim’… e com estrada nova [FOTOS]

8 Julho, 2022 - 13:52

970

0

Festividades do Senhor do Bonfim.

As festividades em honra do Senhor do Bonfim, na freguesia dos Anhões, em Monção, já arrancaram. Esta quinta-feira ficou marcada pela Eucaristia Solene e também pela recitação do Terço. O programa prossegue esta sexta-feira com nova Eucaristia Solene, às 20h00, seguida de Procissão de Velas.

 

A edição deste ano destas festas, que estão entre as maiores festividades religiosas do concelho, destaca-se pela conclusão dos trabalhos de requalificação da E.M. 505, entre Parada e Anhões, englobando, também, a beneficiação de dois caminhos públicos na freguesia de Trute e a pintura da linha central até ao entroncamento com a E.M 505-1, estão concluídos, tendo representado um investimento global de 589.710,00 euros.

 

A intervenção, a cargo da empresa Duque e Duque, Terraplanagens, Lda, envolveu a beneficiação do traçado existente, através da remodelação e pintura do pavimento, a execução de órgãos de drenagem, a construção de valetas, a limpeza de aquedutos e a construção de caixas de visita.

 

Com uma extensão de 7,5 quilómetros, este percurso rodoviário, localizado numa área de montanha do Vale do Gadanha, contemplou, ainda, a colocação de sinalização vertical e horizontal e a instalação de guardas de segurança rodoviária com sistema de proteção para motociclistas (545 metros).

 

Os trabalhos englobaram, igualmente, a construção de uma rotunda e arranjo envolvente no cruzamento para Luzio, um local muito próximo do Santuário do Senhor do Bonfim, espaço religioso envolvido numa frondosa e sombreada carvalheira, sendo muito procurado pelos devotos.

 

Numa perspetiva de reforço turístico da região e de valorização do Santuário do Senhor do Bonfim, foi instalada sinalética de apoio aos ciclistas e peregrinos. A começar em Cambeses, a informação disponibilizada faz menção aos quilómetros que faltam até ao Senhor do Bonfim, a altitude de determinados locais e a inclinação média no próximo quilómetro.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Monção]

 

 

Cuidado com o calor

Neste próximo fim-de-semana são esperadas temperaturas elevadas em Monção. As máximas deverão alcançar os 38ºC. Assim, a Junta da União de Freguesias de Anhões e Luzio deixa algumas recomendações a todos os que planeiam fazer a caminhada.

 

“Tentem vir mais cedo um bocadinho, pela fresca. Tragam água e chapéu!”, apelou Amâncio Alves, garantindo que no Santuário haverá sombras que chegue para todos e bebidas frescas.

 

As festividades em honra do Senhor do Bonfim estiveram suspensas nos últimos dois anos, devido à pandemia da COVID-19. No ano passado, recorde-se, a Eucaristia teve lugar mas a emblemática Procissão continuou suspensa.

 

Este ano é oficial: as festividades voltam à normalidade.

 

 

Cartaz da edição deste ano da Festa em Honra do Senhor do Bonfim

[Fonte: DR]

Últimas