PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção/Anhões: Centenas encheram de Fé o ‘coração’ da montanha – Veja as FOTOS

10 Julho, 2022 - 13:43

3644

0

Senhor do Bonfim.

Centenas de devotos rumaram este domingo ao Santuário do Senhor do Bonfim, na freguesia de Anhões, em Monção, para o regresso à normalidade daquela que é uma das maiores festividades religiosas do concelho de Monção.

 

As festividades, recorde-se, arrancaram na passada quinta-feira. Este domingo, manda a tradição, foi o culminar do evento com a tradicional Eucaristia Solene seguida da Majestosa Procissão que já não se realizava há três anos devido às restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.

 

“O número de pessoas que está aqui neste Santuário diz muito da devoção ao Senhor do Bonfim e da saudade que todos tínhamos de voltar à normalidade”, apontou à Rádio Vale do Minho o presidente da Câmara Municipal de Monção que marcou presença na Eucaristia e Procissão Solene.

 

“Esta continua a ser uma das maiores festas religiosas de Monção. Isso vê-se não só pela dimensão mas também pela Fé das pessoas neste espaço fabuloso, agora com estes novos acessos que representam também a importância que este local tem para nós”, realçou António Barbosa. “Acreditamos neste espaço como um local turístico de excelência, seja religioso ou de natureza, onde não faltam motivos para vir até cá acima”.

 

Também visivelmente satisfeito estava o presidente da Junta da União de Freguesias de Anhões e Luzio. “Estou muito feliz ao ver toda esta gente toda aqui. Acho que toda a gente está”, disse Amâncio Alves à Rádio Vale do Minho.

 

Sobre as renovadas acessibilidades, Amâncio Alves disse ainda ter já registado “muitos elogios” vindos da população. “É um bem para todos!”, sublinhou.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

Que obras foram estas?

A edição deste ano das Festividades em honra do Senhor do Bonfim destacou-se pela conclusão dos trabalhos de requalificação da E.M. 505, entre Parada e Anhões, englobando, também, a beneficiação de dois caminhos públicos na freguesia de Trute e a pintura da linha central até ao entroncamento com a E.M 505-1, estão concluídos, tendo representado um investimento global de 589.710,00 euros.

 

A intervenção, a cargo da empresa Duque e Duque, Terraplanagens, Lda, envolveu a beneficiação do traçado existente, através da remodelação e pintura do pavimento, a execução de órgãos de drenagem, a construção de valetas, a limpeza de aquedutos e a construção de caixas de visita.

 

Com uma extensão de 7,5 quilómetros, este percurso rodoviário, localizado numa área de montanha do Vale do Gadanha, contemplou, ainda, a colocação de sinalização vertical e horizontal e a instalação de guardas de segurança rodoviária com sistema de proteção para motociclistas (545 metros).

 

Os trabalhos englobaram, igualmente, a construção de uma rotunda e arranjo envolvente no cruzamento para Luzio, um local muito próximo do Santuário do Senhor do Bonfim, espaço religioso envolvido numa frondosa e sombreada carvalheira, sendo muito procurado pelos devotos.

 

Numa perspetiva de reforço turístico da região e de valorização do Santuário do Senhor do Bonfim, foi instalada sinalética de apoio aos ciclistas e peregrinos. A começar em Cambeses, a informação disponibilizada faz menção aos quilómetros que faltam até ao Senhor do Bonfim, a altitude de determinados locais e a inclinação média no próximo quilómetro.

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas