PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Alunos da EPRAMI alcançam pódio em concurso de educação financeira

28 Junho, 2021 - 16:30

1289

0

PUB Os alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria do Pólo de Monção da Escola Profissional Alto Minho Interior (EPRAMI) alcançaram o 2º lugar do Ensino Secundário do projeto No […]

PUB

Os alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria do Pólo de Monção da Escola Profissional Alto Minho Interior (EPRAMI) alcançaram o 2º lugar do Ensino Secundário do projeto No Poupar Está o Ganho.

Para provar que também na cozinha é possível poupar, a turma CP2CP3 do Pólo de Monção da Escola Profissional Alto Minho Interior desenvolveu o projeto Economia e Sustentabilidade na Restauração.

As sugestões de receitas económicas e com utilização de sobras levaram os alunos a vencer o 2º lugar do Ensino Secundário no Concurso Final da iniciativa No Poupar Está o Ganho.

Há 11 anos que o No Poupar Está o Ganho tem como objetivo promover a literacia financeira nas crianças e jovens, abordando temas como a poupança, a gestão e importância do dinheiro e o consumo responsável.

O projeto chegou já a 40 mil crianças de 40 municípios e só neste ano letivo participaram mais de 9.000 alunos de 500 turmas. O concurso decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num Concurso Final anual, que este ano contou com a participação de turmas de vários municípios da região norte.

Todos os projetos foram avaliados por um júri, que selecionou 14 turmas vencedoras, apuradas por nível de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, premiando assim o trabalho de cerca de 300 alunos dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1).

“Tivemos a concurso trabalhos muito diversificados e criativos que nos mostraram que, a par da educação financeira, que é obrigatória nos currículos escolares, este projeto desenvolve um grande sentido de comunidade entre alunos, professores e ainda autarquias e outros parceiros que se envolvem nesta missão de formar cidadãos ativos, informados e conscientes dos seus comportamentos financeiros”, adianta Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

A partir de setembro, o No Poupar Está o Ganho, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, abre novamente inscrições, disponíveis para todos os professores que queiram promover a literacia financeira dos seus estudantes.

São fornecidos os recursos para que o projeto seja implementado nas escolas, desde a formação dos docentes e planos de aula, aos exercícios, jogos e desafios para os alunos, que podem ainda fazer uma visita online ao Museu do Papel Moeda.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB