PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Alunos aprenderam mais sobre o Método Ubuntu – Sabe o que é?

7 Abril, 2022 - 18:37

1275

0

Semana Ubuntu.

Entre 28 de março e 1 de abril, trinta alunos da Escola Secundária de Monção deixaram o espaço tradicional de uma sala de aula para participarem na Semana Ubuntu, cuja abertura foi realizada pela Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, Sérgio Gonçalves.

 

O projeto Ubuntu chegou este ano letivo ao agrupamento, tendo sido desenvolvido, nesta primeira fase de implementação, com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e/ou Ensino Secundário, de apenas um estabelecimento de ensino.

 

O Município de Monção apoiou a iniciativa em termos logísticos, uma vez que todas as atividades se realizaram na Biblioteca Municipal.

 

Os objetivos da Semana Ubuntu, explicou o Município, “visam desenvolver as competências socio-emocionais dos participantes, nomeadamente, o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, pilares do método Ubuntu que lhes possibilitam exercer uma cidadania ativa”.

 

“Enquanto líderes servidores orientados por uma ética de cuidado, em relação a si, aos outros e ao planeta, e como efetivos construtores de pontes, reforçando, consequentemente, o capital social das comunidades locais onde estão inseridos”.

 

 

Veja as fotos [créditos: Município Monção]

 

 

 

Balanço “muito positivo”

A aplicação das atividades da semana foi levada a cabo por um Grupo de Educadoras Ubuntu, do Agrupamento de Escolas de Monção, que receberam, durante o primeiro período, formação adequada para o efeito, sendo acompanhadas por um Animador Ubuntu, do Instituto Padre António Vieira (IPAV), entidade que promove o projeto.

 

No final da Semana Ubuntu, os participantes foram, oficialmente, nomeados membros da Academia de Líderes Ubuntu, tendo, agora, a responsabilidade de dar continuidade ao projeto, através das ações do Clube Ubuntu, da Escola Secundária de Monção, e da realização de futuras Semanas Ubuntu, as quais serão implementadas, a partir do próximo ano letivo, com outros grupos de jovens.

 

“O balanço final da primeira Semana Ubuntu foi muito positivo para todos os intervenientes (educadores e alunos), manifestando-se muito sensibilizados pelas experiências partilhadas, pela oportunidade de aprendizagem e pelas competências socio-emocionais adquiridas”, refere a autarquia.

 

No final, todos os alunos foram convidados a fazer uma breve avaliação dos ensinamentos Ubuntu, comprometendo-se a colocarem em prática esta “experiência inesquecível”, onde aprenderam a “pensar e refletir antes de falar ou agir”.

 

Saiba mais sobre o Método Ubunto AQUI.

Últimas