PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Aí estão o Alvarinho e as Roscas da Virgem das Dores! – Veja as FOTOS

14 Dezembro, 2019 - 18:29

599

0

PUB Vinho Alvarinho e Roscas da Virgem das Dores… quem não sabia do segredo abriu a boca de espanto ao final da tarde deste sábado, na Casa do Curro, em […]

PUB

Vinho Alvarinho e Roscas da Virgem das Dores… quem não sabia do segredo abriu a boca de espanto ao final da tarde deste sábado, na Casa do Curro, em Monção, quando foram reveladas – em conferência de imprensa – as primeiras inovações da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores de 2020.

Produzido pela Adega Cooperativa de Monção, o Alvarinho Virgem das Dores promete ser um êxito. De rótulo decorado com a imagem da Virgem e ano da festa bem visível, este néctar que tem levado a sub-região pelo mundo fora ganha agora um novo modelo que poderá ser bebido ou simplesmente guardado como recordação.

“É uma edição limitada. Vem com uma caixinha. É algo muito engraçado para oferecer”, disse Sandra Rodrigues, da Comissão de Festas realçando que esta ideia não é de todo original. De acordo com a responsável, já existiu uma outra Comissão de Festas que deu corpo a esta ideia.

No entanto, evidentemente, a garrafa apresentada acaba sempre por ser diferente não só pelo rótulo que a decora como pelo ano em causa. “Quem quiser, deve aproveitar agora. Não mandamos fazer muitas porque a ideia é mesmo essa: passarem 10 anos e termos em casa uma garrafa destas… do ano 2020”, realçou Sandra Rodrigues antevendo enorme procura.

 

Maravilha colorida

 

Logo depois, essa sim, a grande inovação. Ao som de um estrondoso aplauso surgiram em cima da mesa as Roscas da Virgem das Dores.

Tratam-se das famosas Roscas de Monção – uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal – mas todas elas pintadas com as cores oficiais da festa correspondentes ao manto da Virgem: o azul e o roxo.

“São produzidas por Teresa Vieira, famosa rosqueira natural da freguesia de Cambeses. A coloração é feita com produtos naturais. Um trabalho excelente por parte desta artista”, avaliou Sandra Rodrigues.

Mas a Comissão de Festas não se ficou por aqui. Ainda como inovação apresentou também os círios oficiais da Virgem das Dores. “Não podemos esquecer-nos que isto é uma festa, mas uma festa religiosa. E quando vamos a uma Igreja há quase sempre uma vela acesa”, apontou Sandra Rodrigues. “Nunca ninguém tinha visto velas de Nª Srª das Dores e daí a nossa ideia”.

 

Vereador da Cultura orgulhoso com a originalidade

 

Visivelmente satisfeito, o vereador da Cultura não poupou elogios ao empenho da Comissão de Festas. “Dou-vos os parabéns! Acho que as ideias que vocês tiveram vão ter muito impacto”, considerou João Oliveira. “Também já fui mordomo e isso é uma experiência inesquecível”, sublinhou.

A fechar, o autarca reiterou que a Comissão de Festas poderá sempre contar com o apoio do Município naquela que é considerada a maior festividade religiosa do concelho. “Estaremos sempre de porta aberta para receber-vos. Iremos ser parceiros desta grande festa”, garantiu.

De referir que tanto o Vinho Alvarinho, como as Roscas da Virgem das Dores e os círios oficiais estarão à venda já a partir deste domingo no Mercado de Natal a decorrer na Praça Deu-la-Deu. Estes produtos estarão também disponíveis na Feira Semanal de Monção, às quintas-feiras. A Rádio Vale do Minho apurou já que cada garrafa desta edição limitada de Alvarinho tem um preço de sete euros.

A próxima edição das Festas em Honra à Virgem das Dores, em Monção, realiza-se entre os dias 13 e 17 de agosto de 2020.

 

Veja a nossa galeria de fotos da apresentação oficial dos novos produtos da Virgem das Dores

 

PUB

Últimas