PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Aí está a Feira da Foda! – Todos os caminhos vão dar a Pias neste fim-de-semana

29 Março, 2019 - 08:11

500

1

Cerca de 25 mil visitantes são esperados entre esta sexta-feira e domingo na III edição da Feira da Foda, na freguesia de Pias, em Monção. O arranque do certame está […]

Cerca de 25 mil visitantes são esperados entre esta sexta-feira e domingo na III edição da Feira da Foda, na freguesia de Pias, em Monção. O arranque do certame está marcado para as 18h30 com a colocação de uma placa das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa numa das entradas da freguesia. Meia-hora depois, vai seguir-se o corte da fita, com largada de balões. A habitual sessão de discursos contará com a presença da Diretora Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves. O resto da noite será preenchido com várias atuações musicais.

O segundo dia do certame, sábado, abrirá pelas 9h00 com a demonstração de tosquias. Vai seguir-se, pelas 10h00, a inauguração da Estátua do Emigrante no lugar da Lapa. De referir que, entre todas as atuações musicais previstas para este dia, a registar o Grupo Popular Os Teimosos a partir das 22h30 e logo a seguir, pelas 23h30, um concerto de tributo aos ABBA.

O último dia da Feira terá certamente como ponto alto a participação do certame no programa Somos Portugal, da TVi.Entre as 14h00 e as 20h00, a estação de Queluz irá fazer transmissão televisiva a partir de Pias. Está também prevista a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. Miguel Freitas estará em Monção no domingo onde, sabe a Rádio Vale do Minho, será recebido no Museu do Alvarinho pelas 10h00.

O governante seguirá depois para Pias onde será entronizado confrade durante o III Capítulo da Confraria da Foda. “É uma grande honra recebermos a visita de uma personalidade do Governo logo à terceira edição deste evento”, disse à Rádio Vale do Minho Agostinho Correia. “É uma mais valia. É o reconhecimento da importância que este evento ganhou. Uma feira que tem o seu impacto na economia do concelho e que, acima de tudo, o projeta pelo país fora e além fronteiras”, acrescentou. O encerramento da feira está previsto para as 20h00 e caberá, como não poderia deixar de ser, ao grupo Sons do Minho.

 

Presunto de Cordeiro e um prato à medida

 

A edição deste ano da Feira da Foda fica desde logo marcada pela mudança de lugar. Desde o seu surgimento, em 2017, que o evento vinha tendo lugar nas ruas centrais da freguesia de Pias. Este ano muda-se para o campo de futebol da localidade. São 2.500 metros quadrados cobertos e 550 lugares sentados.

O presunto de cordeiro será uma das maiores novidades na edição deste ano da Feira da Foda. “É produto de um trabalho de mais de um ano. Quando falamos no ramo alimentar, temos de ter muito cuidado”, sublinhou o Grão-Mestre da Confraria da Foda, Agostinho Correia. “Mas não poderíamos ficar apenas pelo prato [Cordeiro à Moda de Monção]. Dele percebemos que poderíamos conseguir algo mais. Apostamos nisso de forma mais agressiva e conseguimos criar um produto fruto de muitas experiências. Muitos testes. Mas que será certamente mais uma marca importante para o nosso concelho”, considerou. “E agora temos de continuar a inovar. Este já está aqui. Agora temos é de pensar no que vamos fazer a seguir. É nessa forma que temos de trabalhar”. As palavras foram saudadas com longo aplauso.

Outra das inovações nesta edição serão os pratos. A cor branca e as formas mais geométricas desaparecem e surge agora um prato com a forma do icónico alguidar que carateriza o Cordeiro à Moda de Monção, prato que está entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa“Sempre defendemos o barro e esta imagem do alguidar. Depois da vitória neste concurso, faz todo o sentido apresentarmos o prato neste conceito”, disse Agostinho Correia. “Julgo que este prato vai deliciar as pessoas. Vai tornar-se uma bela recordação”. De referir que o encaixe do copo continua a manter-se.

 

Charretes para automobilistas com menos sorte no estacionamento

 

Mas há mais novidades. Em primeira mão, a Rádio Vale do Minho sabe já também que a organização da Feira da Foda irá colocar charretes com cavalos ao dispor dos automobilistas que se vejam obrigados a estacionar um pouco mais longe do recinto do certame. Mais uma ideia original a juntar a várias outras já noticiadas e que colocam bem alto as expetativas da organização. “Esperamos cerca de 25 mil pessoas durante estes três dias”, avançou Agostinho Correia.E não é caso para menos. O tempo vai ajudar. As previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo em Monção, com temperaturas máximas a rondar os 24ºC.

Este certame é um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi o ano passado elevado a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

PUB

Últimas