PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Aí está a nova marca de Riba de Mouro – Veja o VÍDEO

31 Março, 2024 - 10:59

1

0

Nova marca apresentada este sábado perante um auditório repleto.

O auditório da Junta de Riba de Mouro esteve à pinha para assistir este sábado à apresentação da nova marca da freguesia – O Desafio é lá em Riba, assim se chama este novo projeto.

 

“Uma marca ecoturística, com um posicionamento distintivo, que destaca os atrativos icónicos naturais e culturais de Riba de Mouro – turismo cultural para uma vertente mais sedentária e turismo de natureza, desporto e aventura para uma vertente mais ativa”, explicou a Junta à Rádio Vale do Minho.

 

“Uma marca ecoturística, vocacionada para a promoção nacional e internacional do turismo sustentável deste território. Um turismo verde, de baixo impacto, que desenvolve esforços de preservação e/ou conservação da identidade cultural e ambiental e orienta os benefícios socioeconómicos para a população local”, prosseguiu.

 

“De essência multifacetada, foi criada para trabalhar a oferta como um todo, um conjunto de produtos, serviços e experiências turísticas (infraestruturas, atividades, eventos, alojamentos, restauração), a fim de fomentar a atratividade do território”.

 

 

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Com um logótipo que desde logo pareceu interiorizar-se na plateia, a marca Riba de Mouro chegou para ficar. Projetar a freguesia e tudo à volta nos mais diversos setores.

 

“O objetivo principal passa por dar continuidade a tudo o que temos feito pela nossa freguesia. Que não desertifique. Que não perca a sua cultura e que as pessoas tenham vontade de vir a Riba de Mouro”, explicou o Presidente da Junta, José Manuel Fernandes, à Rádio Vale do Minho [na foto principal].

 

“Riba de Mouro é uma freguesia com muita cultura. Com património. Com rio, com branda, com neve…”, lembrou o autarca.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

A marca assenta em quatro pilares estratégicos: Povo; História, Cultura e Património; Natureza, Desporto e Aventura; Experiências. O verde é a cor principal.

 

“Com o seu uso, e tendo em conta a sua presença no brasão da freguesia, é nossa intenção salientar a proximidade da marca ao território, à natureza”, explica a Junta de Freguesia.

 

Ao verde, unem-se outras cores secundárias que complementam a paleta de cores. “Cores essas que estão presentes na identidade cultura e nas paisagens de Riba de Mouro”, acrescenta.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, marcou presença nesta cerimónia e mostrou-se bastante agradado com este passo dado pela freguesia.

 

“É uma consequência natural daquilo que foi a criação da Marca Monção. É muito natural que as freguesias começem hoje a seguir o exemplo que esta marca provocou ao nível do desenvolvimento territorial”, disse.

 

“Temos um território muito variado. Muito para oferecer, sobretudo nesta freguesia que é a mais afastada do centro do concelho. É uma grande prova do dinamismo da Junta de Freguesia e do caminho da Marca Monção que se tornou num motor para o concelho, para gente que deixa marca todos os dias”, acrescentou.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

A nova marca de Riba de Mouro já está presente na internet e nas redes sociais, nomeadamente Facebook e Instagram.

 

Nos próximos dias, alojamentos locais da freguesia e estabelecimentos comerciais passam também a ter placas e elementos identificativos que foram oferecidos durante a cerimónia realizada.

 

 

 

[Fotografia: Riba]

 

 

 

Riba de Mouro é uma freguesia do concelho de Monção. Pertenceu ao extinto concelho de Valadares até 1855.

 

Localizada na vertente da Serra da Peneda, dista cerca de 20 km da sede do concelho.

 

Tem limites com Badim, Podame e Tangil, Sistelo (Arcos de Valdevez) e Gave, Cousso e Parada do Monte (Melgaço).

 

Com uma área de 1.394 hectares, compreende os lugares de Aldeia, Bouçó, Carvalho, Cavenca, Cordeiros, Corga, Costa, Cotaros, Cruz Nova, Cruzeiro, Freixo, Fundegos, Gateira, Lijo, Linhares, Pereiro, Portela, Quartas, Ribeiro, Rua, S. Miguel e Vale de Poldros.

 

Conta com 802 habitantes (censo de 2021).

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho | Riba]

Últimas