Vai ser inaugurado no próximo sábado, dia 8 de março, o novo Centro de Acolhimento Urgente e Temporário de Cambeses, em Monção.
É a “maior obra social de sempre” realizada naquela localidade, a cargo da Junta de Freguesia local.
Terá o nome de Maria da Graça Silva, em homenagem a uma jovem da freguesia já falecida.
O projeto, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia e inserido na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT) do IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P), tem como objectivo “proporcionar respostas temporárias, de emergência ou de transição, a grupos populacionais mais vulneráveis”, de acordo com a Junta.
Recorde-se que este foi o primeiro projeto aprovado no concelho de Monção no âmbito do programa Recuperar Portugal inserido na BNAUT, num investimento global de aproximadamente 140 mil euros comparticipados pelo PRR pelo IRHU, Junta de Freguesia de Cambeses e Municipio de Monção.
“Trata-se de um projeto de reconstrução de moradia para pessoas mais carenciadas e com necessidades urgentes e temporárias de habitação que, sem prejuízo de posteriores processos de autonomização, atingem diversos públicos vulneráveis, incluindo pessoas em situação de: sem-abrigo, imigrantes, agregados familiares nómadas, vítimas de violência doméstica, vítimas de tráfico de seres humanos, pessoas em processo de desinstitucionalização, famílias afetadas por eventos inesperados ou imprevisíveis (catástrofes naturais, incêndios e pandemias)”, explicou a Junta de Freguesia à Rádio Vale do Minho.
[crédito fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
O programa arranca às 14h30, com atuação de grupo de bombos. Pelas 15h00 começa a sessão protocolar de inauguração.
Às 15h30 atua o Grupo Coral Divino Salvador de Cambeses. Vai seguir-se o descerramento de uma placa em homenagem póstuma a Maria da Graça Silva.
Para as 16h00 está previsto um verde de honra com visita às instalações.
Comentários: 0
0
2