PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Agostinho Correia assume presidência da Junta de Pias

21 Agosto, 2018 - 22:27

983

0

Agostinho Correia vai assumir a presidência da Junta de Freguesia de Pias, em Monção. Recorde-se que Cátia Gonçalves, candidata independente eleita nas Autárquicas do passado dia 1 de outubro, teve de […]

Agostinho Correia vai assumir a presidência da Junta de Freguesia de Pias, em Monção. Recorde-se que Cátia Gonçalves, candidata independente eleita nas Autárquicas do passado dia 1 de outubro, teve de renunciar ao cargo de presidente da Junta depois de recentemente ter assumido funções como Chefe da Divisão de Águas, Saneamento e Ambiente na Câmara Municipal de Monção. “Concorri. Fui selecionada. Por ser incompatível com a função de presidente da Junta, tive de abdicar de alguma coisa e portanto fiz a renúncia a esse mesmo cargo”, explicou recentemente Cátia Gonçalves à Rádio Vale do Minho.

Esta terça-feira, à margem da apresentação do padrinho da candidatura de Monção ao concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, Agostinho Correia deu a confirmação à Rádio Vale do Minho. “Eu era o segundo da lista mais votada. Como tal, assumi o cargo”, disse. Ora, até aqui nada de inédito. Só que Agostinho Correia é precisamente o anterior presidente de Junta que não pôde recandidatar-se em 2017 devido à lei da limitação de mandatos. “Não há qualquer ilegalidade nesta decisão. Informámo-nos junto dos nossos advogados. Estamos cá para tirar todas as dúvidas e, acima de tudo, para continuar a trabalhar”, disse o autarca que volta agora ao leme da freguesia. “A Feira da Foda é um dos projetos que queremos alicerçar ainda mais. Sobretudo nesta fase de candidatura às 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. Estamos muito confiantes na passagem à final do próximo dia 16 de setembro”, continuou Agostinho Correia. “Tenho ainda um projeto de reflorestação dos nossos terrenos da Boalhosa, que são 56 hectares. É um projeto que está já bem encaminhado”, concluiu o novo presidente da Junta.

 

Augusto Domingues: “Isso não tem lógica! Contraria o espírito da lei”

 

Na mesma cerimónia marcou presença Augusto Domingues, vereador pelo PS na Câmara de Monção. Instado a comentar a decisão de Agostinho Correia, o autarca socialista foi taxativo. “Isso não tem lógica! Contraria o espírito da lei que impede que um autarca, passados três mandatos, faça um quarto. A Justiça às vezes surpreende-me e, se isto for legal, volta a surpreender-me”, disse. “Penso que ainda não chegou qualquer parecer oficial ao partido, mas no meu parecer acho que não tem lógica”, reiterou.

Recorde-se que, nas últimas eleições autárquicas, apenas a lista independente liderada por Cátia Gonçalves se apresentou a votos para esta Assembleia de Freguesia. Venceu com 79,4% dos votos, preenchendo assim os sete lugares do Executivo. Nenhuma outra força partidária apresentou candidatos em Pias. Para a Câmara Municipal, o PSD de António Barbosa venceu nesta freguesia com 52,5% dos votos. O PS de Augusto Domingues ficou-se pelos 38,9%. Já para a Assembleia Municipal, o PSD saiu também vencedor com 50,9%. Os socialistas não foram além dos 36,1%. A taxa de abstenção foi de 38%.

 

PUB

Últimas