PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção abre portas da ‘Estação do Tempo 4D’ no próximo sábado

28 Abril, 2021 - 13:40

290

0

PUB O Município de Monção vai abrir as portas da Estação do Tempo no próximo sábado. O espaço ficará localizado na Casamata da Porta do Rosal. Está integrado no projeto Alto Minho […]

PUB

O Município de Monção vai abrir as portas da Estação do Tempo no próximo sábado. O espaço ficará localizado na Casamata da Porta do Rosal. Está integrado no projeto Alto Minho 4D – Viagem no Tempo, que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em conjunto com os 10 municípios do Alto Minho, e que pretende trazer novas propostas de visitação e exploração do património histórico e cultural do território já a partir do próximo mês de maio.

Trata-se da rede de 10 rotas culturais que foi criada no âmbito deste projeto, cada uma associada a diferentes períodos da história, desde a pré-história até à atualidade, nas quais se incluem alguns dos mais notáveis bens patrimoniais da região. São elas: a Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo, a Rota dos Castros, a Rota do Romano, a Rota do Românico ao Gótico, a Rota dos Mosteiros, a Rota dos Descobrimentos, a Rota dos Castelos e Fortalezas, a Rota do Barroco, a Rota da Arquitetura Tradicional e a Rota do Moderno ao Contemporâneo.

 

Uma porta do tempo em cada concelho

 

Como ponto de partida para a visitação de uma rota, foi criado um espaço físico em cada concelho do Alto Minho, com a designação de Estação ou Porta do Tempo, que se constitui como um centro de recursos partilhados sobre uma determinada rota e que apresenta um conjunto de atrações e experiências interativas que dão o mote para uma “viagem no tempo” que pode ser feita de duas formas: por temática, percorrendo-se o seu itinerário pelos concelhos que a compõem; ou por concelho, descobrindo as diferentes rotas que o incluem.

Em Monção, o espaço é designado como Estação do Tempo dos Castros. Conforme foi já referido, abrirá portas no sábado. Em Ponte de Lima, ficará a Estação do Tempo dos Romanos, na Casa do Arnado. Abrirá a 18 de maio.

Em nota enviada à Rádio Vale do Minho, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho refere ainda que Arcos de Valdevez e Viana do Castelo também têm já as suas estações do tempo concluídas, sendo que a de Arcos de Valdevez, situada na Igreja do Espírito Santo e dedicada ao Barroco, está já aberta ao público.

Nos restantes municípios, as estações do tempo ficarão concluídas progressivamente até finais de julho, no sentido de, apesar do atual contexto pandémico, se tornarem, em conjunto, um atrativo regional para o período do verão.

Com um investimento global de cerca de dois milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), dos quais cerca de metade foi alocado aos municípios para a execução das estações do tempo, o projeto Alto Minho 4D – Viagem no Tempo incluiu o desenvolvimento de muitas outras atividades, em parceria com diversas associações culturais e recreativas do Alto Minho, uma das quais a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, que produziu 10 documentários e cuja estreia está marcada para os próximos dias 3, 5 e 7 de maio, pelas 21h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

A abertura da Estação do Tempo de Monção está marcada para as 10h00.

 

 

[Fotografia: Castro S. Caetano, Longos Vales, Monção / Wikipedia DR]

 

 

PUB

Últimas