PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: A ‘menina’ Generosa chegou à capicua: 101 anos! [FOTOS]

24 Janeiro, 2023 - 16:14

1705

0

Natural da freguesia de Parada.

Sim. Leu bem. A menina Generosa completou esta terça-feira 101 anos de vida. Uma idade invejável para esta jovem de longos cabelos brancos, utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção (SCMM).

 

O dia vai sendo de festa naquela instituição, e a aniversariante já recebeu prendas. Sobretudo flores. Foi felicitada por familiares, funcionárias e pelo Provedor da SCMM, Armindo Ponte, visivelmente feliz.

 

Cantaram-se os Parabéns, e a menina Generosa soprou três velas. Agora já não são 100. São uma autêntica capicua: 101.

 

 

 

Veja as fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Natural da freguesia de Parada, a jovem é descrita como “das pessoas mais maravilhosas que podemos conhecer à face da Terra”.

 

Generosa criou sete filhos sozinha. “Durante muitos anos levantava-se às cinco da manhã para levar o gado para o campo e muitas vezes deixou de comer para dar aos filhos”, contou uma familiar à Rádio Vale do Minho.

 

Com uma generosidade sem limites, criou os netos. “E gosta muito de rezar o terço”.

 

Nascida a 24 de janeiro de 1922, a aniversariante começou logo por viver ainda bebé a reta final da pandemia da gripe pneumónica em Portugal. Com pouco mais de 10 anos, viu Portugal mergulhar no Estado Novo.

 

Enquanto a II Guerra Mundial acontecia lá ao longe, Generosa trabalhava afincadamente. E chegou a tão esperada madrugada do 25 de abril de 1974.

 

Generosa viu tudo. E continua a ver. Sempre com um impressionante olhar profundo de gratidão a quem lhe quer bem.

 

 

[Fotografias capa: Cedidas à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Aniversário

Últimas