A fotografia foi tirada esta segunda-feira. Na imagem – com tremendo impacto – está Generosa Rodrigues, utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção (SCMM) que completou 100 anos de vida, conforme a Rádio Vale do Minho já noticiou.
Entretanto, ao princípio da noite, a SCMM divulgou fotografias da aniversariante. Entre elas… esta, que terá sido captada no final da Missa de Ação de Graças pelo centésimo aniversario da jovem.
Uma vez mais com expressão humilde e grata, Generosa segura duas rosas vermelhas em frente ao altar.
“A minha avó foi e é das pessoas mais maravilhosas que podemos conhecer à face da Terra”, atestou Cândida Correia, uma das netas da centenária, à Rádio Vale do Minho.
“Criou sete filhos sozinha. Estão todos vivos. Durante muitos anos levantava-se às cinco da manhã para levar o gado para o campo e muitas vezes deixou de comer para dar aos filhos”, contou.
Mas a generosidade da menina Generosa parece não conhecer limites. “Criou os netos, incluindo eu. Até aos 17 anos dormiu comigo”, prosseguiu a descendente sublinhando que a avó “gosta muito de rezar o terço”.
Nascida a 24 de janeiro de 1922, a aniversariante começou logo por viver ainda bebé a reta final da pandemia da gripe pneumónica em Portugal. Com pouco mais de 10 anos, viu Portugal mergulhar no Estado Novo.
Enquanto a II Guerra Mundial acontecia lá ao longe, Generosa trabalhava afincadamente no campo, na freguesia de Parada, em Monção. E chegou a tão esperada madrugada do 25 de abril de 1974.
Generosa viu tudo. E continua a ver. Sempre com um impressionante olhar profundo de gratidão a quem lhe quer bem.
Comentários: 0
0
0