PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/7 Maravilhas: Município pondera avançar – ‘Coca’ pode ser o grande ‘Ás de Trunfo’

14 Novembro, 2019 - 20:13

197

0

PUB Monção deverá entrar novamente na próxima edição do concurso 7 Maravilhas. O tema, recorde-se, são as 7 Maravilhas da Cultura Popular. Neste campo, todo o Alto Minho é fértil. […]

PUB

Monção deverá entrar novamente na próxima edição do concurso 7 Maravilhas. O tema, recorde-se, são as 7 Maravilhas da Cultura Popular. Neste campo, todo o Alto Minho é fértil. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, à margem da reunião do Executivo Municipal, o presidente da Câmara (PSD) não confirma – para já – a entrada do Município na corrida. No caso de avançarem, a Festa da Coca deverá ser o grande Ás de Trunfo da candidatura monçanenses

“O pelouro responsável está a trabalhar e, como toda a gente já sabe, não nos metemos em nada para perder. Para avançarmos com alguma coisa, terá de ser muito forte para podermos também honrar o nosso passado neste concurso que são as vitórias nos últimos dois anos”, sublinhou António Barbosa. “Não partimos num patamar qualquer! Neste momento somos o único concelho do país que ganhou este concurso por dois anos consecutivos”.

Mas Monção é também o único concelho em que existe uma luta entre um Santo e um Dragão. Nas Festas do Corpo de Deus, o anfiteatro natural do Souto enche para assistir ao combate entre São Jorge e a Coca. “Uma vez mais, não iremos deixar ficar mal quem votou e quem acreditou em nós”, assegurou Barbosa. “Se acharmos que a Festa da Coca tem potencial, iremos naturalmente avançar”.

No entanto, o presidente da Câmara lembrou que em Monção existem muitas mais festas e romarias que poderão também acompanhar a Coca nesta corrida. Até porque, no ano passado, o Município não avançou apenas com as Roscas.

“Ainda é prematuro dizer se vamos avançar com a Coca… só com a Coca ou com a Coca e com outra romaria qualquer”, prosseguiu o edil monçanense. “Felizmente, Monção é um concelho riquíssimo nesta área. Vamos analisar com muita calma as regras, com os pés assentes no chão e sempre com o objetivo de levar o nome de Monção o mais longe possível”.

Durante a reunião de Câmara, o tema acabou até por ser levantado pela vereação do PS. Pela voz de Manuel José Oliveira, vereador em substituição, os socialistas defendem a entrada da Festa da Coca nesta edição. “Uma vez que já temos experiência neste tipo de concursos, é uma oportunidade também para promovermos todo o património pagão e religioso associado a esta festa”, disse o autarca socialista.

 

Primeira fase de candidaturas até 1 de março

 

Recorde-se que o tema da próxima edição deste concurso foi apresentado esta semana.  Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos são as mais recentes categorias a concurso. A primeira fase de candidaturas decorre até ao dia 1 de março de 2020.

A fase de seleção dos 21 candidatos por distrito ou região autónoma irá decorrer entre março e abril e os sete finalistas de cada região do país serão anunciados em maio.

Já as eliminatórias regionais estão previstas para os meses de julho e agosto e a Gala Finalíssima, onde serão reveladas as 7 Maravilhas da Cultura Popular, está agendada para o dia 5 de setembro de 2020.

 

[Fotografia: Olhares Sapo.pt]

 

PUB

Últimas