PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Moção contra encerramento da Pousada D. Dinis segue para a tutela

30 Abril, 2012 - 11:19

184

0

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, na passada sexta-feira, uma moção de repúdio contra as “condições de abandono, desleixo e impúrio” em que se encontra o Castelo Dom Dinis, classificado como Monumento Nacional. O documento vai ser apresentado, nos próximos dias, ao Governo.

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, na passada sexta-feira, uma moção de repúdio contra as “condições de abandono, desleixo e impúrio” em que se encontra o Castelo Dom Dinis, classificado como Monumento Nacional. O documento vai ser apresentado, nos próximos dias, ao Governo.

Recorde-se que desde o encerramento da Pousada D. Dinis, em Maio de 2008, aquele espaço da época medieval não tem registado tanta procura por parte de turistas, uma situação que está a preocupar a população.

O deputado Cândido Malheiro apresentou um texto intitulado “Defender o Nosso Castelo”, desafiando os cerveirenses a demonstrar o seu descontentamento para com este impasse, e explicou a necessidade de ser dado um “grito de alerta”.

O documento adquiriu caráter de moção, e foi aprovado por unanimidade, ficando os membros da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira responsáveis pelo encaminhamento para a tutela.

Por sua vez, o presidente da câmara relembrou um processo “moroso e incomodativo” para o concelho, mas garantiu que tudo está a ser feito para que o executivo fique com a gestão de todos os espaços instalados no interior do Castelo, incluindo a Pousada.

Destacando que esta moção só peca por ser apresentada tarde, José Manuel Carpinteira confirmou que aguarda uma resposta em breve da Direção-Geral do Tesouro e das Finanças, mas avisou que não vai ceder à intenção do Governo em alugar o espaço à câmara, mediante o pagamento de uma verba “avultada”. O autarca disse que a solução viável é a cedência a título gratuito, ficando a autarquia responsável pela gestão e manutenção do espaço.

O objetivo do município cerveirense passa agora por transformar a pousada, totalmente fechada há quase quatro anos e construída pela adaptação do secular castelo da localidade, num “espaço aberto à comunidade”, com gestão municipal que pode incluir “exposições culturais e até alojamento”, mas também com privados, para explorarem um bar e o restaurante.

Além do interesse na recuperação e conservação do imóvel, cujas obras, durante o período de concessão, serão realizadas pelo município com recurso a fundos comunitários, José Manuel Carpinteira pretende assumir a gestão para permitir o acesso público ao castelo da vila, limitado desde o encerramento da pousada.

A gestão de todo aquele património pode vir a ficar nas mãos do executivo municipal durante 20 ou 30 anos, sendo que continuará a ser propriedade do Estado.

Descontentes, os deputados da Assembleia Municipal de Vila nova de Cerveira aprovaram, por unanimidade,uma moção de repúdio contra a atual situação d eimpasse em torno da Pousada, em particular, e do castelo Dom Dinis, no geral.
Depois de pronto, o documento vai ser dirigido para a tutela.

Últimas