PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Ministro das Finanças reafirma introdução de portagens na A28 mas garante aplicação da "discriminação positiva"

26 Julho, 2010 - 08:34

204

0

A introdução de portagens na A28, a auto-estrada sem custos para o utilizador do Norte Litoral e nas outras duas SCUT do Norte – Costa da Prata e Grande Porto vai mesmo avançar. A garantia foi deixada este sábado, pelo Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, à margem da conferência de imprensa, que decorreu em Vila Nova de Cerveira. Teixeira dos Santos disse à RVM que "não há razões para as portagens não avançarem.

A introdução de portagens na A28, a auto-estrada sem custos para o utilizador do Norte Litoral e nas outras duas SCUT do Norte – Costa da Prata e Grande Porto vai mesmo avançar. A garantia foi deixada este sábado, pelo Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, à margem da conferência de imprensa, que decorreu em Vila Nova de Cerveira. Teixeira dos Santos disse à RVM que "não há razões para as portagens não avançarem nestas três" e que o importante é que sejam apenas os utilizadores a pagarem os custos da utilização e não todo o país.
O Ministro das Finanças garante, todavia, que o Governo vai salvaguardar as regiões cujos índices de desenvolvimento económico sejam mais baixos ou não tenham alternativas. No que respeita à região, Teixeira dos Santos sublinhou o estudo já feito há alguns anos do qual conclui que há troços em que a colocação de portagens se justifica. O responsável pela pasta das Finanças relembrou que é preciso respeitar o "princípio da universalidade" proposta pelo PSD, mas que a "discriminação positiva" será aplicada.
Para já, permanece o impasse quanto à aplicação das portagens nas SCUT, até porque PS e PSD ainda não chegaram a nenhum entendimento. Ainda assim, Teixeira dos Santos diz que as portagens são mesmo para avançar. Sobre um eventual acordo entre os principais partidos, o Ministro das Finanças explica que seria "desejável" obtê-lo e acusa o PSD de "mudança de posição" constante e de "dificultar esse entendimento".

Últimas