PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Ministro compromete-se com verbas do Fundo de Socorro Social para lar de idosos de Merufe

28 Agosto, 2013 - 12:08

245

0

Muitos pedidos para apoios financeiros é o que o ministro Pedro Mota Soares levou para o seu gabinete em Lisboa, depois de uma visita à freguesia de Merufe, em Monção, esta terça-feira.

Muitos pedidos para apoios financeiros é o que o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, levou para o seu gabinete em Lisboa, depois de uma visita à freguesia de Merufe, em Monção, esta terça-feira.

As obras de construção do lar de idosos do Centro Paroquial e Social de Merufe estão a decorrer a bom ritmo, mas carecem de verbas.

O investimento ronda os 700 mil euros.

O Padre Américo Rocha Alves, um dos mentores do projeto, foi o primeiro a alertar para “as contas pobres e miseráveis”, sensibilizando o governante para a importância de se concretizar uma “grande obra de resposta social”.

O presidente da Junta de Freguesia apelou a um empurrãozinho para a conclusão desta obra que, numa primeira fase, prevê acolher 17 camas.

Márcio Alves fez uma radiografia da população residente: muito envelhecida.

O presidente da Câmara de Monção sublinhou o trabalho desenvolvido para fechar o ciclo de resposta social no concelho, sobretudo para idosos e crianças.

E lá veio mais um pedido. Para que o Governo dê o seu contributo.

Depois de contactar com todas as entidades envolvidas nesta obra, o ministro manifestou compromisso “férreo” que tem para “tudo fazer para poder o mais rapidamente fazer chegar o apoio necessário”, lembrando a existência do Fundo de Socorro Social.

Na segunda vez que visita oficialmente o concelho monçanense, Pedro Mota Soares diz-se convicto que a respostas sociais no país devem ser uma conjugação de esforços de Governo, autarquias locais e IPSS.

E enalteceu o “excelente exemplo” deste Centro Social e Paroquial de Merufe.

A primeira fase, que resulta da requalificação da antiga escola primária da freguesia para acolher esta valência, deve estar concluída na Páscoa de 2014. O projeto integra ainda o alargamento para mais valências e mais camas, mas “cada coisa a seu tempo”.

Para além da vertente social, Pedro Mota Soares também vivenciou a culturalidade daquela freguesia de montanha, dando até uns pezinhos de dança ao som do vira do rancho Folclórico de São Pedro de Merufe.

Últimas