Menu

+

0

1

Monção

Ministra vem a Monção visitar futuro centro de alojamento a famílias sem casa

30 Dezembro, 2023 - 00:03

1175

0

No próximo dia 3 de janeiro.

A ministra da Habitação vai estar em Monção no próximo dia 3 de janeiro.

 

Sabe a Rádio Vale do Minho que Marina Gonçalves vai estar na freguesia de Cambeses para uma visita de trabalho, avaliação e acompanhamento da  execução do projeto do centro de alojamento urgente e temporario daquela freguesia.

 

O projeto, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia e inserido na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT) do IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P), tem como objectivo “proporcionar respostas temporárias, de emergência ou de transição, a grupos populacionais mais vulneráveis”, de acordo com a Junta daquela Freguesia.

 

Recorde-se que este foi o primeiro projeto aprovado no concelho de Monção no âmbito do programa Recuperar Portugal inserido na BNAUT, num investimento global de aproximadamente 140 mil euros comparticipados pelo PRR pelo IRHU, Junta de Freguesia de Cambeses e Municipio de Monção.

 

“Trata-se de um projeto de reconstrução de moradia para pessoas mais carenciadas e com necessidades urgentes e temporárias de habitação que, sem prejuízo de posteriores processos de autonomização, atingem diversos públicos vulneráveis, incluindo pessoas em situação de: sem-abrigo, imigrantes, agregados familiares nómadas, vítimas de violência doméstica, vítimas de tráfico de seres humanos, pessoas em processo de desinstitucionalização, famílias afetadas por eventos inesperados ou imprevisíveis (catástrofes naturais, incêndios e pandemias)”, explicou a Junta de Freguesia à Rádio Vale do Minho.

 

A ministra é esperada às 15h00, no Centro Pastoral de Cambeses. Do programa consta uma visita ao edifício em construção e apresentação do projeto em curso.

 

 

[Fotografias: DR]

Últimas