PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Cultura

Ministério da Agricultura desclassifica sobreiro de Paderne. Câmara e Junta de Freguesia analisam "saúde" da árvore e não descartam abate

13 Dezembro, 2011 - 09:45

514

0

Alegando razões de segurança, um despacho da Autoridade Florestal Nacional acaba de desclassificar o sobreiro da freguesia de Paderne, no concelho de Melgaço. O autarca de Paderne já pediu a intervenção dos técnicos da Câmara Municipal de Melgaço para analisar o "verdadeiro estado de sáude" do sobreiro, e o abate pode ser uma das hipóteses em cima da mesa.

Alegando razões de segurança, um despacho da Autoridade Florestal Nacional acaba de desclassificar o sobreiro da freguesia de Paderne, no concelho de Melgaço.
Trata-se de uma árvore centenária situada junto ao parque termal do Peso, e que estava classifcada como sendo de interesse público desde 1940.
Contactado pela RVM, o autarca de Paderne recebeu esta notícia com "tristeza" por se tratar de um poto de interesse da freguesia, mas compreende que em primeiro lugar seja colocada a segurança das populações. Rui pinho explica que há um mês, um ramo caiu "sem qualquer intempérie que o justificasse". Agora, existe o risco de "mais galhas a poderem cair".

O autarca de Paderne já pediu a intervenção dos técnicos da Câmara Municipal de Melgaço para analisar o "verdadeiro estado de sáude" do sobreiro, e o abate pode ser uma das hipóteses em cima da mesa.

Rui Pinho lembra a importância deste sobreiro para a freguesia de Paderne, tendo servido de ponto de encontro de várias gerações, e do interesse de pintores amadores "que se sentavam e pintavam aquela árvore".

O Sobreiro de Paderne é um dos maiores da sua espécie no Alto Minho, com mais de 20 metros de altura, e foi uma das primeiras árvores a ser classificada em Portugal como de interesse público. No entanto, nos últimos tempos, a queda de ramos motivou agora a desclassificação por parte do Ministério da Agricultura. Junta de Freguesia e Câmara vão analisar qual o futuro do sobreiro centenário.

Últimas