PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Minho Parque: obras deverão começar no próximo ano. Primeiras empresas deverão instalar

2 Dezembro, 2011 - 15:23

184

0

Está dado o primeiro grande passo na concretização do Minho Parque Monção, depois de seis anos de ter sido anunciado. Esta sexta-feira, foi assinado o contrato de financiamento de oito milhões de euros, provenientes do FEDER, para a construção do parque.

Está dado o primeiro grande passo na concretização do Minho Parque Monção, depois de seis anos de ter sido anunciado. Esta sexta-feira, foi assinado o contrato de financiamento de oito milhões de euros, provenientes do FEDER, para a construção do parque.

Recorde-se que o investimento global está avaliado em 25 milhões de euros, dividido em duas fases. A primeira fase de construção, que se iniciará em meados do próximo ano, está estimada em 18 milhões de euros (nesta fatia está inserido o financiamento agora assinado).

E depois do autarca local, também o presidente da Associação Industrial do Minho sublinhou a importância deste investimento, na esfera económica nacional e internacional.

António Marques realça que este parque, o "segundo maior investimento privado no Alto Minho", vai acolher diversas empresas, o que permitirá "gerar riqueza" na região e no país. O responsável considera que o Governo deverá estar atento a esta iniciativa.

O Minho Parque Monção deverá criar, numa primeira fase, cerca de mil postos de trabalho. Classificado como uma "área de acolhimento" de empresas nacionais e internacionais, esta estrutura pretende ser um pólo de conhecimentos.

António Marques refere que este investimento é necessário, mesmo sem a introdução da linha ferroviária de alta-velocidade, o TGV. O responsável sublinha que o mais importante é ter "uma linha moderna e rápida" e, por isso, defende a requalificação da linha internacional Porto-Vigo.

Após a assinatura deste financiamento, será lançado, no início de 2012, o concurso público internacional, prevendo-se que a obra se inicie no decorrer do próximo ano. A ideia é que, em 2014, seja possível acolher as "primeiras empresas". Ainda segundo o dirigente da Associação Industrial do Minho, há já empresas interessadas em laborar no futuro parque, mas a ideia é alargar a lista de contactos.

Recorde-se que o projecto do "Minho Parque Monção – Parque Noroeste Peninsular" envolve a Associação Industrial do Minho, detentora de 90 por cento e a Câmara Municipal de Monção, com os restantes dez por cento. A concretiza-se o parque vai situar-se numa área de 58 hectares, nas freguesias de Pinheiros, Troporiz, Mazedo e Lara.

Últimas