PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Minho Park: Autarca espera lançar concurso público internacional até Junho

22 Janeiro, 2013 - 14:17

333

0

José Emílio Moreira reconhece que o projecto se tem vindo a atrasar devido ao processo de expropriação levado a efeito para a aquisição dos terrenos.

O presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira, está confiante no lançamento do concurso público internacional, no âmbito do Minho Park Monção, neste primeiro semestre do ano.

José Emílio Moreira reconhece que o projecto se tem vindo a atrasar devido ao processo de expropriação levado a efeito para a aquisição dos terrenos.

No entanto, refere o responsável, está tudo praticamente pronto, faltando apenas “ultimar a posse administrativa de quatro a cinco parcelas” e apresentar o projecto na câmara. Depois desse aval, seguir-se-á o concurso internacional.

“Para Monção, é fundamental que este projecto vá para a frente”, sublinhou o autarca. “Até Junho”, o concurso estará “em andamento”, é a “esperança” do dirigente.

Recorde-se que o investimento totaliza cerca de 12 milhões de euros, estando já garantida uma comparticipação europeia de fundo perdido de oito milhões de euros.

Estima-se que sejam criados cerca de 1200 a 1500 empregos directos.

De resto e, segundo José Emílio Moreira, está já contratualizado com a banca um empréstimo para dar resposta à restante fatia do investimento.

A primeira fase vai abranger 58 hectares de terreno, mas estima-se que a área abrangida possa chegar, numa segunda etapa, aos 90 hectares de terreno.

Sonhado há oito anos, o Minho Park Monção é um projecto da Câmara Municipal de Monção (dez por cento) e da Associação Industrial do Minho (noventa por cento).

O projecto empresarial abrange as freguesias de Pinheiros, Troporiz, Mazedo e Lara.

Depois de lançado o concurso público internacional, fase que deverá acontecer até ao mês de Junho, as entidades promotoras vão avançar com a divulgação do projecto na Península Ibérica e Europa.

O objectivo é o de acolher empresas ligadas às mais variadas áreas. De destacar que o parque vai ainda albergar uma componente de incubação.

Últimas