Braga está entre os distritos onde foram registados mais acidentes com motociclos no primeiro semestre de 2026. De acordo com dados da GNR, foram 421 ocorrências. Acima, apenas o Porto, com 632.
A nível nacional, foram registados 2 871 acidentes com vítimas registados pela GNR, contabilizam-se 2 650 feridos ligeiros; 342 feridos graves; e 52 vítimas mortais.
As camadas jovens continuam a ser as mais afetadas, com os condutores até aos 29 anos a concentrarem o maior número de vítimas, o que reforça a urgência de consolidar hábitos de condução defensiva desde o início da sua vivência rodoviária.
Os motociclos de média e grande cilindrada lideram os registos de sinistralidade, com os veículos acima de 125cc a concentrarem 42,3% do total de acidentes e 42,5% das ocorrências com vítimas.
A maior potência, velocidade e capacidade de aceleração destes veículos reduzem significativamente o tempo de reação perante imprevistos, traduzindo-se numa elevada taxa de severidade, em que quase 8 em cada 10 sinistros resultam em danos físicos para os ocupantes.
Comentários: 0
0
0