PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Miguel Alves: ‘Sampaio da Nóvoa é o presidente que a República precisa’

16 Janeiro, 2016 - 09:06

147

0

Aos microfones da Vale do Minho, o autarca de Caminha não poupou críticas a Cavaco e a Marcelo.

Sampaio da Nóvoa vai percorrer o Vale do Minho este sábado em campanha eleitoral. O candidato à presidência da República deverá chegar a Monção pelas 16h00, estando prevista uma visita ao Museu do Alvarinho. Meia hora depois seguirá para Valença onde, a partir das Portas do Sol, vai fazer um percurso a pé até à Câmara Municipal. Pelas 17h35, Sampaio da Nóvoa ruma a Viana do Castelo, mas fará ainda breves paragens em Vila Nova de Cerveira, na Praça da Liberdade, onde vai inaugurar uma sede de campanha. Seguirá depois para Caminha, com paragem na Praça Conselheiro Silva Torres. É lá que o espera o presidente da Câmara local, Miguel Alves. “Sampaio da Nóvoa é um homem que nasceu no Alto Minho. Nasceu em Valença. Teve a instrução primária aqui em Caminha. É um homem que deixou aqui raízes, amizades e o carinho de muitos. Mas essa é a menor das razões”, sublinhou Miguel Alves à Vale do Minho. “A maior é que Sampaio da Nóvoa é o homem que nós precisamos e o presidente que a República precisa”.
De baterias apontadas à direita, o edil de Caminha não poupou críticas a Cavaco Silva. “Tivemos 10 anos de um presidente que trouxe para a política nacional uma novidade: o afastamento dos portugueses relativamente à figura do presidente da República. A novidade de alguém que não percebeu exatamente os tempos que vivíamos, nem percebeu que o povo português precisava mais de uma palavra de acalento do que o Governo que tinha as suas forças no terreno. Cavaco Silva foi um presidente que se afastou dos portugueses e que de algum modo tem afastado os portugueses desta eleição presidencial na qual a abstenção é o debate maior”, atirou.
Miguel Alves também deixou ‘recados’ a Marcelo Rebelo de Sousa. O autarca caminhense diz que o palácio de Belém “não precisa de alguém frenético, à espera de encontrar um momento para dar o seu contributo cénico para a política nacional. Nós precisamos de alguém estável! Da firmeza de alguém que sabe estar e que sabe ter os pés bem assentes no chão. O professor Sampaio da Nóvoa, na sua dignidade e no seu percurso, é o presidente que nós precisamos”.
Natural de Valença, António Sampaio da Nóvoa fez a instrução primária na Escola Pública de Caminha, tendo feito dois anos num e terminado a quarta classe na localidade de Nova Oeiras, onde a família se instalou no início de 1964 e reside até hoje.
É reitor honorário da Universidade de Lisboa, desde fevereiro de 2014. É diretor da iniciativa Políticas Públicas ULisboa, desde setembro de 2014. É membro do Conselho das Ordens Honoríficas de Mérito Civil e, desde 24 de julho de 2008, académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, na classe de Letras, 3.ª secção, de Filosofia, Psicologia e Ciências da Educação. Anunciou, no início de 2015, que era candidato independente às eleições presidenciais portuguesas de 2016.
Este último sábado de campanha eleitoral de Sampaio da Nóvoa terminará com um comício no grande auditório do Instituto Politécnico Viana do Castelo marcado para as 21h00.

Últimas